A história se repete todas as noites: assim que a novela Em Família entra no ar, as redes sociais são tomadas por comentários (nada elogiosos, diga-se) sobre a personagem principal da novela de Manoel Carlos. A Helena interpretada por Julia Lemmertz tem lá seus defensores, mas, na internet, ela já ganhou o estigma de chata.
+ Marcelo e Tatiele se enfrentam em paredão; quem deve ser eliminado?
Talvez por ser hesitante demais, a protagonista parece repetir uma mesma ladainha a cada capítulo: ou está tentando fugir do ex-namorado Laerte (Gabriel Braga Nunes), ou dando alguma lição no marido bonzinho Virgílio (Humberto Martins), ou tendo longas discussões de relacionamento com a filha Luiza (Bruna Marquezine).
Por enquanto, Helena não parece estar participando do folhetim: na verdade, ela não parece fazer muita falta. Confira algumas das reações no Twitter à personagem:
Todas as Helenas de Manoel Carlos foram especias. Mas essa Helena, tá chata!!
— RosaJorge (@Rosa__Jorge) March 25, 2014
essa helena da novela consegue ser 300000 vezes mais chata q a paloma
— enrico (@enpobre) March 8, 2014
Desculpa, Maneco, mas novamente fizestes uma Helena CHATA!
— Brenda Freire (@AcabouChorare) March 23, 2014
Fico aliviada quando vejo que vocês gostam mais da Shirley do que da Helena. Pensava que era desvio de caráter, mas é só essa mocinha chata.
— Brenda Freire (@AcabouChorare) March 25, 2014
Pronto a novela já pode acabar, juntem logo essas sapatas, e a chata da Helena com o Laerte PRONTO, AI ACABA, AMÉM? amém
— Lullis (@luperrysten) March 25, 2014
Por que Helena incomoda (ou melhor, entedia) tanta gente? A seguir, veja cinco motivos que explicam as reações contra a personagem:
1. Ela é ranzinza e reclamona
Ok, toda mocinha de novela sofre muito. Mas, por enquanto, fica a impressão de que Helena reclama demais e está sempre irritada com alguma situação. Azar de Virgílio e de Luiza, que acabam escutando todo esse mimimi.
2. Conversa muito, mas faz pouco
Muitas das cenas com Helena são diálogos entre a personagem e coadjuvantes como Virgílio e Luiza. Muitas dessas conversas soam repetitivas ao público, que não aguenta mais o mesmo blá-blá-blá sobre as crises de sempre.
3. O caso com Laerte não convence
A história de amor entre Helena e Laerte deveria parecer intensa – caso contrário, não haveria razão para a personagem ainda estar se preocupando com isso depois de tanto tempo. Mas não existe química entre o casal.
4. A relação com Luiza é uma DR interminável
A rebeldia de Luiza talvez tenha uma explicação simples: é complicado, muito complicado aturar as crises nostálgicas da mãe, que está sempre presa ao passado, remoendo traumas e lamentando, lamentando, lamentando.
5. Está perdida numa nostalgia infinita
Nada explica o sofrimento que Helena sente ao lembrar do passado. Ou melhor: talvez haja uma explicação, mas a novela não consegue fazer com que o espectador sinta essa dor tão profunda da protagonista. Falta tempero?
+ Diferença de idade entre Julia Lemmertz e Natália do Vale vira piada
Dê sua opinião: ainda existe salvação para a nova Helena de Manoel Carlos? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.