A prefeitura paulistana vai abrir uma consulta pública, entre 9 e 22 de junho, para receber contribuições para o futuro Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da metrópole. O documento vai orientar futuras intervenções em áreas públicas da cidade, como ruas, avenidas, calçadas, ciclovias, túneis, passarelas, entre muitas outras.
Na prática, o manual vai explicar como é, onde instalar e qual a função dos chamados elementos que compõem os espaços, como lixeiras, bancos, jardins parklets, postes, áreas verdes. Também estarão contemplados no manual as padronizações da geometria das esquinas, das rampas de acesso, entradas de estacionamentos e travessias de pedestres.
Assine Vejinha a partir de 6,90 reais mensais.
Após o lançamento do manual, quaisquer intervenções futuras deverão respeitar as diretrizes. Segundo a prefeitura, como resultado, a cidade rompe a tradição de projetar suas vias para a fluidez do trânsito e passa a atuar em uma nova etapa, ampliando o processo de reorganização dos espaços públicos paulistanos. “É fundamental que a população participe da consolidação do manual, pois é ele que dará as diretrizes para futuras intervenções no espaço público, que é de todos nós. Esta é uma excelente oportunidade para pensarmos coletivamente na construção de ruas mais seguras, acessíveis e harmoniosas”, afirma o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.