A juíza Isaura Cristina Barreira, do Foro Central Criminal da Barra Funda, aceitou na quarta, 22, a denúncia do Ministério Público e tornou réu, por lesão corporal e maus tratos a animais, o aposentado Rogério Cardoso Júnior, 64, autor de chutes contra dois cachorros e a advogada Caroline Zanin, irmã do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal. O caso ocorreu em 16 de outubro passado, em Perdizes, Zona Oeste.
Na ocasião, Caroline passeava com os animais em frente ao seu prédio quando foi surpreendida pelo agressor. Um laudo mostrou que a vítima apresentou escoriações leves na perna e que um dos bichos teve sangramento na pata.
Em depoimento, Júnior disse que um dos cães mordeu sua perna e puxou sua bermuda, quase o despindo. Para o MP, no entanto, a alegação não procede. “As agressões praticadas por Rogério em detrimento dos dois cachorros da raça Wesh Corgi demonstram de modo cristalino que causou -e que efetivamente tinha o dolo de causar- sofrimento aos dois animais”, afirmou o promotor de Justiça Severino Antonio Tavares Moreira Barbosa, autor da denúncia.
A pena, em caso de condenação, varia entre um e quatro anos de prisão. Além da punição, o MP paulista quer que a Justiça proíba Rogério Cardoso Júnior de possuir qualquer animal enquanto durar a pena.