O deputado federal Gil Diniz (sem partido) entrou com uma notícia crime em face de Arthur do Val (também sem legenda) em decorrência dos áudios preconceituosos e ofensivos sobre mulheres ucranianas enviados a um grupo de amigos. Nas falas, Mamãe Falei, como é conhecido o parlamentar na internet, disse que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras.
+ Cracolândia esvazia e usuários de drogas lotam praça Princesa Isabel
Na petição, Diniz, que protagonizou com Arthur uma briga no plenário da Assembleia Legislativa no fim do ano passado, já havia defendido a cassação do colega. Agora, quer uma investigação criminal. “A depreciação das mulheres ucranianas na fala do parlamentar pode configurar a prática e incitação a preconceito de procedência nacional, conforme capitulado no art. 20 da Lei 7.716/89. Logo, a prática e incitação de preconceito às mulheres ucranianas comporta a devida responsabilização penal do agente delituoso, nos termos da lei”.
O pedido foi feito no último dia 15 de março. No dia seguinte, o desembargador Elcio Trujillo determinou a remessa dos autos à Procuradoria Geral de Justiça, que dará seu parecer. Caso o processo seja aceito, após contestação de Arthur do Val, ele pode ou não se tornar réu.