O Maksoud Plaza, um dos mais importantes hotéis de São Paulo, suspende o funcionamento na terça (7). Fornecedores do estabelecimento têm recebido a informação, confirmada por funcionários do local. Clientes que ligam para fazer uma reserva para o fim do ano escutam a notícia que o Maksoud “não vai estar mais operando” depois do dia 6 e que não há previsão de retorno.
Um clima de incerteza ronda o hotel. “Não sabemos se é provisório ou definitivo, foi uma manobra judicial. Está tudo muito obscuro”, afirmou um dos colaboradores. O Maksoud Plaza não se pronunciou sobre o fechamento nem deu a data do retorno das operações.
Atualização: na manhã da terça (7), a HM Hotéis, administradora do Maksoud Plaza, e sua controladora, a Hidroservice Engenharia, confirmam o fechamento definitivo do hotel. A crise acelerada pela Covid-19 e o plano de reestruturação foram apontados como razões do encerramento de atividades após 42 anos. (Leia, no fim deste post, o comunicado oficial.)
Em setembro de 2020, o estabelecimento que é um dos símbolos de requinte da hotelaria paulistana, entrou com um pedido de recuperação judicial para pagar as dívidas de 110 milhões de reais. O hotel ficou fechado por seis meses durante a pandemia da Covid-19. Desde o início da RJ, a operação seguia aparentemente sem grandes percalços, apesar de medidas judiciais.
Um dos ícones paulistanos no serviço de hospedagem e de gastronomia, o hotel viveu seu auge nas décadas de 1980 e 1990. Abrigava restaurantes famosos e sua casa de espetáculos, a 150 Night Club, recebeu nomes como Frank Sinatra. Entre os hóspedes célebres, já passaram por lá Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra britânica, e o músico inglês David Bowie. Nos últimos anos, o lobby voltou a brilhar com a abertura do ótimo Frank Bar, dedicado à coquetelaria e vencedor do prêmio VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2016 e 2019.
Confira o comunicado de fechamento do hotel:
Nota oficial
Caro cliente,
A HM Hotéis, administradora do Maksoud Plaza, e sua controladora, a Hidroservice Engenharia, comunicam que o hotel encerrou suas atividades nesta terça-feira (7/12/2021), após 42 anos de atividades, em função da crise do Covid-19 e do plano de reestruturação do Grupo Hidroservice.
Se você tem reserva em período futuro no Hotel, será imediatamente reembolsado.
A HM Hotéis prosseguirá no segmento de hospitalidade utilizando a marca Maksoud Plaza. Em breve, a empresa anunciará novidades sobre esses projetos e espera contar novamente com a sua presença e confiança nestes novos empreendimentos.
A Hidroservice Engenharia, a HM Hotéis e o Maksoud Plaza agradecem aos colaboradores, parceiros, fornecedores e em especial a você, nosso cliente, que compõe o grupo de mais de 3 milhões de hóspedes que ajudaram a construir a história do hotel e da cidade de São Paulo.
Um pouco da nossa história
Inaugurado em 1979, o hotel foi o primeiro cinco estrelas da cidade. O edifício é marcado pelo arrojo arquitetônico, introduzindo inovações como os primeiros atrium lobby e elevadores panorâmicos do País. Em 1981, Frank Sinatra apresentou-se no Salão Nobre do hotel. Referência absoluta de luxo e sofisticação, o Maksoud Plaza tornou-se o destino certo da realeza, astros da música e celebridades.
Hospedou os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre tantos outros.
Nos anos 1980 e 1990, o 150 Night Club foi uma das casas de espetáculos mais disputadas do Brasil. Músicos como Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi fizeram shows memoráveis no local. Em 2015, o Frank Bar foi inaugurado e logo entrou na lista dos melhores bares do mundo, segundo a World’s 50 Best Bars.
Muito obrigado, caro cliente
+ Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais
Valeu pela visita! Tem alguma novidade para me enviar? Meu e-mail é saulo.yassuda@abril.com.br
Também estou no Instagram: @sauloyassuda
E, olha só, voltei ao Twitter: @sauloy