Depois de seis anos longe dos palcos, Luiz Fernando Guimarães retorna ao teatro na pele de uma senhora nonagenária em Ponto a Ponto — 4000 Milhas, que estreia nesta sexta (15). A montagem da americana Amy Herzog estreou no circuito off-Broadway em 2011 e concorreu ao Prêmio Pulitzer dois anos depois.
A primeira versão brasileira é do diretor Gustavo Barchilon e tem, também pela primeira vez, um homem no papel de Vera. A idosa mora sozinha numa cidade grande quando recebe, inesperadamente, a visita do neto Léo (Bruno Gissoni), um jovem aventureiro que acaba de passar por um evento traumático. As diferentes personalidades dos dois, evidenciadas pelas discrepâncias de idade e geração, não os impedem de criar apego um pelo outro. “A peça fala justamente sobre a distância entre as pessoas. esta é a metáfora: ‘de um ponto a outro, há 4 000 milhas’”, explica Guimarães.
+Eloisa Elena fala sobre mudanças abruptas de vida em novo solo
O ator, de 72 anos, diz que interpretar Vera, assim como estar de volta ao teatro, é um presente. “Tenho um carinho pelos idosos. as pessoas acham que, depois de certa idade, viver é só jogar dominó, mas não é assim. Vera tem uma vida intensa. Os avós podem tudo, eles não têm papas na língua. Sendo a Vera, posso dizer coisas que o Luiz Fernando não diria”, brinca. Apesar de conhecido pelos papéis humorísticos, ele ressalta que o espetáculo tem momentos de drama, além da comédia. o elenco se completa com Renata Ricci, que é rebeca, a namorada de Léo. 14 anos (70min).
Teatro B32. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, Itaim Bibi, ☎ 3058-9149. ♿ Sex. e sáb., 20h30. Dom., 19h. R$ 60,00 a R$ 140,00. Até 21/8. teatrob32.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de julho de 2022, edição nº 2798