Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança etc.)
Continua após publicidade

O novo “Tapa na Pantera” de Maria Alice Vergueiro

Um exemplar da “Bíblia Sagrada” aberto repousa, entre uma estátua de Santo Antônio e um candelabro, sobre um balcão no confortável apartamento de Higienópolis. Os pesados móveis de madeira e os sofás discretos sugerem que ali, em frente ao Parque Buenos Aires, vive uma mulher de 80 anos, refinada e de cabelos brancos, bem ao […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 18h08 - Publicado em 3 abr 2015, 10h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A atriz paulistana Maria Alice Vergueiro, de 80 anos, é uma das figuras mais representativas e polêmicas do teatro brasileiro. Hoje, ela convive com o Parkinson e tem dificuldade de locomoção – anda apenas de cadeira de rodas. Mas continua produzindo a mil, tem opiniões fortes e estreia uma nova peça em abril, como atriz e diretora. O título é “Why the Horse?” e, no palco, ela vai discutir com ironia a finitude da vida.Precisamos fotografar o ensaio mostrando Maria Alice sozinha e também interagindo com os outros atores. (/)
    maria-alice2

    Maria Alice Vergueiro: atriz de 80 anos encena o próprio velório no teatro

    Um exemplar da “Bíblia Sagrada” aberto repousa, entre uma estátua de Santo Antônio e um candelabro, sobre um balcão no confortável apartamento de Higienópolis. Os pesados móveis de madeira e os sofás discretos sugerem que ali, em frente ao Parque Buenos Aires, vive uma mulher de 80 anos, refinada e de cabelos brancos, bem ao estilo de tantas outras senhoras do bairro. Em meio aos elementos clássicos da decoração, a imagem do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara e um quadro do dramaturgo irlandês Samuel Beckett saltam aos olhos e oferecem pistas destoantes em relação ao perfil da anfitriã.

    De raízes aristocráticas, Maria Alice Monteiro de Campos Vergueiro, a dona do imóvel, aprendeu três idiomas até a adolescência, casou-se aos 22 anos com um advogado, teve dois filhos e, separada meia década depois, começou a se desviar da rota — para nunca mais parar. Nessa caminhada menos convencional, entrou fundo na trilogia sexo, drogas e teatro. Com atuações surpreendentes, virou a primeira-dama do teatro alternativo da capital, lutou contra o alcoolismo, esnobou convites para novelas da Rede Globo e conheceu o sucesso popular na internet com o vídeo “Tapa na Pantera”, em 2006, encarnando de forma impagável uma velha consumidora de Cannabis.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=DegpiZq1utY?feature=oembed&w=500&h=281%5D

    Aos 80 anos, ela ainda foge ao máximo das obviedades. Muitas vezes, paga uma fatura alta por suas ousadias, mas as enfrenta de cabeça erguida. “Nem sempre foi assim”, confessa. “Eu já baixei a guarda para muita gente.” Desde o fim de 2000, Maria Alice convive com a doença de Parkinson e se esforça para que a interferência do diagnóstico na sua profissão seja a menor possível. “Minha fala já foi afetada, e nem sempre encontro aquela palavra na ponta da língua, mas trouxe o problema de saúde para meus personagens e não deixo de atuar”, afirma, com a voz embargada e uma lucidez espantosa. A artista passa o tempo inteiro em uma cadeira de rodas por causa de uma artrose e uma cirurgia malsucedida para a colocação de próteses nos joelhos. Na peça “As Três Velhas”, apresentada entre 2010 e 2013, desfilava pelo palco desenvolta sobre sua cadeira, cantava e mostrava os seios. “Quando você aceita uma limitação, tudo fica ilimitado”, justifica.

    Continua após a publicidade

    Leia a matéria de capa na íntegra:

    https://gutenberg.vejasp.abril.com.br/materia/tapa-na-pantera-maria-alice-vergueiro-atriz-doenca-parkinson-nova-peca

    Maria Alice Vergueiro em "Why The Horse?": estreia prometida para 10 de abril

    Maria Alice Vergueiro em “Why The Horse?”: estreia em 10 de abril (Fotos: Mario Rodrigues)

    Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.