O saxofonista americano Bobby Keys, que tocou em alguns dos melhores trabalhos dos Rolling Stones e foi músico de apoio de outros grandes artistas, morreu nesta terça (2). A causa da morte ainda não foi divulgada.
+ Debaixo de chuva, Paul McCartney se apresenta para 45 mil pessoas em São Paulo
Keys foi daqueles instrumentistas geniais que, ironicamente, nunca se tornaram muito conhecidos. Tocou com Eric Clapton, John Lennon, Buddy Holly e outros, mas seu trabalho é imediatamente relacionado à parceria com os Stones. Não era pra menos: ele começou a colaborar com o grupo na melhor fase da carreira da banda, quando foram lançados Let it Bleed (1969), Sticky Fingers (1971) e Exile on Mains St. (1972). É dele, por exemplo, o famoso solo de saxofone de Brown Sugar.
A parceria mais recente com os Rolling Stones foi na apresentação do conjunto no festival Glastonbury, em 2013, e em parte da turnê 14 on Fire, da qual se afastou em outubro devido aos problemas de saúde.
+ Os melhores lugares para comprar discos de vinil em São Paulo
Fora isso, o saxofonista era um farrista profissional. Ele nasceu no mesmo dia que Keith Richards – 18 de dezembro de 1943 – e se tornou um dos melhores amigos do guitarrista. No documentário perdido Cocksucker Blues, por exemplo, os dois aparecem numa cena antológica jogando uma TV do alto de um prédio.
Em sua página oficial no Facebook, Richards publicou uma carta de despedida dizendo: “eu perdi o melhor amigo que tinha no mundo e não posso expressar o tamanho da minha tristeza, embora Bobby falaria para eu me animar. Minhas condolências aos que o conheciam e aos que conheciam o seu amor pela música”.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Fmfi3UbDPnQ?feature=oembed&w=500&h=281%5D