Com ou sem Papai Noel como protagonista, as grandes empresas do Brasil quase sempre apostaram em propagandas com mensagens positivas para deixar sua marca na cabeça das pessoas. Há casos de companhias que nem estão mais entre nós, mas seus cânticos e jingles perduram pelas gerações sucessoras. A onda começou na década de 60, ainda com as imagens em branco e preto. A partir dos anos 1970 as cores começaram a ganhar as telas e, com a massificação dos equipamentos nas casas, na década seguinte, os anúncios foram multiplicados.
+Restaurantes preparam ceias de Natal e Ano-Novo
1. Shopping Center Norte
“Papai Noel existe mesmo e mora lá.” Com esse refrão, o Papai Noel clássico, de trenó e cercado por meninos, meninas e brinquedos eletrônicos do espaço, corria para lá e para cá em meio a acenos da criançada. https://www.youtube.com/watch?v=D3FKTH2Snwe
2. Coca-Cola
Foi a partir da década de 90 que os comerciais da multinacional de refrigerantes ganhou letras em português. Sem renas e Noéis de “verdade”, a propaganda mostra um comboio de carretas transportando as açucaradas bebidas. https://www.youtube.com/watch?v=38rPmOLMmvi
3. Banco Nacional
A falecida instituição financeira lançou nos anos 70 a primeira versão da letra que contém os versos “Quero ver você não chorar, não olhar para trás nem se arrepender do que faz”. Há quem vá às lágrimas até hoje quando relembra o anúncio, que perdurou por duas décadas. https://www.youtube.com/watch?v=ix5bupLu7ra
4. Varig, Varig, Varig
Outra empresa que desapareceu, a companhia de aviação produziu dezenas de esquetes em suas décadas de atuação. https://www.youtube.com/watch?v=S5M038654Bo
5. Caloi
“Não esqueça da minha Caloi.” Primeiro em animação e depois em filmes com “gente”, a companhia apostou anos e anos no bordão para entrar na cabeça da garotada. https://www.youtube.com/watch?v=xU9wy5il7iU
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.