Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Projeto de urbanista propõe recuperar o Tietê ao aumentar a área verde à sua volta

Por Mauricio Xavier [Com reportagem de Alessandra Freitas] Até a metade do século XX, o entorno do rio tietê era arborizado e seu curso, navegável e palco de atividades de lazer como regatas de remo e provas de natação. A intenção de resgatar esse panorama, anterior à construção da Marginal, incentivou a urbanista Pérola Brocaneli a criar um projeto […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h50 - Publicado em 13 ago 2016, 00h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Família atravessando o Rio Tietê de barco, na área conhecida como Fundão, na Zona Norte, fotografia que integra mostra do Shopping Center Norte, São Paulo, 2009. (/)
    fam%c3%adlia-atravessando-o-rio-tiet%c3%aa-de-barco-na-%c3%a1rea-conhecida-como-fund%c3%a3o-na-zon_1-jpg

    Família faz a travessia de barco, em 1937: o trajeto original era mais sinuoso (Foto: Reprodução)

    Por Mauricio Xavier [Com reportagem de Alessandra Freitas]

    Até a metade do século XX, o entorno do rio tietê era arborizado e seu curso, navegável e palco de atividades de lazer como regatas de remo e provas de natação. A intenção de resgatar esse panorama, anterior à construção da Marginal, incentivou a urbanista Pérola Brocaneli a criar um
    projeto de revitalização da região, apresentado como tese de doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

    + Adhemar Ferreira da Silva, o paulistano bicampeão olímpico

    O eixo da proposta envolve a criação de um parque linear ao longo dos 22 km que o rio percorre no município. “Essas medidas iriam colaborar muito para a recuperação do corpo d’água e influenciar positivamente o abastecimento da cidade”, afirma Pérola. Apesar das boas intenções, a

    ideia da especialista tem chance mínima de sair do papel, pois demandaria mudanças estruturais enormes na capital.

    O traçado do tietê foi retificado a partir da década de 30, quando ele perdeu sua sinuosidade para dar origem às pistas expressas asfaltadas. A primeira parte da via, inaugurada em 1957, ligava a Ponte das Bandeiras à Vila Maria, e era uma alternativa ao centro da cidade para alcançar a
    rodovia Presidente Dutra. O último trecho foi aberto em 1977, entre a Ponte Aricanduva e o limite com Guarulhos.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.