Parece que o número de marcas de aparelhos de TV disponíveis no mercado é inversamente proporcional ao número de canais que temos a escolher. Antigamente, com apenas cinco ou seis emissoras, tínhamos inúmeras marcas e modelos de TV que com o tempo sumiram do mercado. Hoje em dia, com centenas de opções de canais, estamos reduzidos a pouquíssimas marcas que dominam as vendas.
Relembre aqui alguns fabricantes das TVs que nossos pais e avós tinham nos anos 60, 70 e 80, aquelas que eram unanimidade por aqui e simplesmente deixaram de existir com o tempo. E sem contar, é claro, marcas que eram verdadeiros fenômenos de venda nas décadas passadas, que ainda existem no exterior, mas infelizmente deixaram de fabricar televisores no Brasil, como Mitsubishi, Telefunken e Sharp.
• Invictus
A empresa nacional fundada pelo ucraniano Bernardo Kokubej foi a primeira fabricante de TVs em nosso país. Em 1951, ano seguinte ao início das transmissões, já havia um televisor da marca Invictus no mercado.
• Semp
Uma das primeiras TV fabricadas no Brasil foi da marca Semp (Sociedade Eletromercantil Paulista), hoje conhecida como Semp TCL. Ela é do ano de 1951.
• ABC
No final dos anos 50, a tradicional fábrica de rádios ABC começou a fabricar aparelhos de televisão. Seu slogan “A voz de ouro”, claramente indicado para os aparelhos de rádio, foi mantido nos primeiros modelos de televisor fabricados pela marca.
• Colorado
Surgida em 1970, a marca foi uma espécie de unanimidade naquela década, sendo conhecida por todos graças a uma bem sucedida campanha de marketing. Seus modelos principais vinham com o sufixo RQ, iniciais de “Reserva de Qualidade”, atestando a confiabilidade e durabilidade dos seus componentes. A marca sumiu no início dos anos 80.
• Teleotto
Uma pequena fábrica no bairro do Tatuapé, em São Paulo, foi uma das mais bem sucedidas no ramo dos eletrônicos entre os anos 60 e 80. Sua linha de vitrolas e rádios era bem conhecida do público, e as TVs fizeram um relativo sucesso entre os anos 60, com os primeiros modelos em preto e branco, até meados dos anos 80, já com modelos a cores.
• General Electric
A multinacional que atua em diversos setores também fabricou televisores no Brasil nas décadas de 60 e 70. Os modelos coloridos no início dos anos 70 eram considerados os mais avançados do mercado.
• Empire
Os televisores Empire Bonanza e Baby Empire eram sonhos de consumo no final dos anos 60.
• Telestasi
Mais uma fábrica de rádios que se aventurou no mercado de TVs nos anos 60. Seus aparelhos foram os primeiros a vir em uma base giratória de madeira.
• Vozzo
A Vozzo Rádio e Televisão era uma fabricante de produtos eletrônicos, principalmente caixas acústicas, que era referência no mercado nos anos 60 e 70. Por um curto período de tempo, lançaram alguns modelos de TV.
• Admiral
Mais lembrada hoje em dia por seus aparelhos de ar-condicionado, a Springer Admiral fabricava TVs no Brasil nos anos 70, sob a marca Admiral.