O segundo mais movimentado aeroporto do país está completando 82 anos de idade neste dia 12 de abril. Foi nesta data em 1936 que a pista foi usada pela primeira vez em vôos experimentais, numa tentativa de desafogar o aeroporto urbano da cidade de São Paulo daquela época, o Campo de Marte, que vivia enfrentando problemas com enchentes.
A escolha do terreno para a construção do aeroporto foi criticada na época, porque era muito descampada e longe demais da cidade. Com o passar dos anos, a cidade foi crescendo em volta do aeroporto, e hoje ele é criticado justamente pelo motivo contrário: está localizado em uma área muito movimentada, tornando perigosa a sua operação.
Conheça algumas curiosidades sobre este símbolo da nossa cidade:
- O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, primeiro governante da província de São Paulo, após a independência do Brasil em 1822. O terreno onde está o aeroporto foi comprado do bisneto do Visconde, e a região urbanizada foi chamada de Vila Congonhas.
- Dois anos antes da inauguração oficial, Congonhas operou em caráter provisório por quatro meses, devido a problemas no Campo de Marte.
- Em 1951, Congonhas teve um movimento de mais de 1 milhão de passageiros, quase a metade da população da cidade de São Paulo naquela época.
- Congonhas já foi o terceiro do mundo em volume de carga. Em 1957, ele perdia apenas para os aeroportos de Londres e de Paris. Isso levou o governo a começar a estudar a implantação de um novo aeroporto em São Paulo, e desse estudo surgiu o aeroporto de Viracopos, em Campinas.
- O aeroporto de Congonhas teve o primeiro equipamento de radar utilizado pela aviação civil na América Latina. Ele foi inaugurado em 1962.
- A ponte aérea Rio-São Paulo, a rota aérea mais movimentada do Brasil, foi inaugurada em 1959. As primeiras aeronaves a fazer a rota foram os Convair 340.
- Na década de 70 começaram a chegar as primeiras reclamações pelo horário de funcionamento do aeroporto. Ele já estava cercado de bairros populosos, e não mais no meio do descampado, como antigamente. A solução foi definir um horário de funcionamento, das 6h às 23h, prática que dura até hoje.
-
- Em 1985, com a inauguração do Aeroporto de Cumbica, Congonhas perdeu uma enorme parte do seu movimento. Lojistas do lugar até pensaram em transformar o aeroporto em um shopping center, ideia descartada pela Infraero.
- O movimento voltou a crescer com a chegada de novas companhias que operavam vôos regionais, como TAM e RioSul, e também empresas de táxi aéreo. Em 1995, Congonhas registrou o maior movimento entre todos os aeroportos da América Latina.
- Por muito tempo, o aeroporto de Congonhas teve o único café com funcionamento 24 horas da cidade. O restaurante Noar, inaugurado nos anos 50 (e ainda em operação) se tornou um ponto de encontro da elite paulistana, curiosos e turistas, pois suas instalações tinham uma vista privilegiada da pista do aeroporto. Revitalizado pelo arquiteto Naoki Otake, o restaurante mas preservou as características clássicas do projeto original.