Feita para o Halloween de 1967, esta animação em stop motion reuniu os maiores monstros do cinema, numa homenagem digna da revista MAD. O roteiro foi escrito pelo criador da MAD, Harvey Kurtzman, e muitos dos personagens foram desenhados pelo artista Jack Davis, que também era da revista, além de ter desenhado boa parte das estórias de terror nos anos 50 para a revista EC Comics. Por isso, o nome original do filme é MAD Monster Party, brincadeira que se perdeu no título traduzido, que deveria ser algo como “A Festa dos Monstros da MAD”.
Em sua ilha particular, o Barão Frankenstein resolve se aposentar do seu negócio de criação de monstros e procura um sucessor. Ele convida todos os monstros conhecidos do cinema para ajudá-lo a escolher, ou nomear um deles para o cargo, entre eles Drácula, Lobisomem, Homem Invisível, Monstro da Lagoa Negra, Cordunda de Notre Dame, e muitos outros. Os mais “normais” são a ajudante do Barão, Francesca, e seu sobrinho nerd Felix Flankin.
O destaque fica por conta da participação de Boris Karloff, um ícone dos filmes de terror, que fez a voz do Barão Frankenstein, e cujo personagem é a caricatura perfeita do ator.
Apesar do teor infantil, o filme conta com muitos marmanjos entre seus fãs, inclusive este que vos escreve.