O ano de 2024 marca os 25 anos da edição do Oscar em que Fernanda Montenegro foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz pelo filme Central do Brasil — primeira e única brasileira a aparecer na categoria.
Em clima pré-Oscar, o Sesc Pompeia relembra o longa de Walter Salles e promove, nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, sessões do projeto Cine Concerto com trilha executada ao vivo pela Orquestra de Câmara ALMAI-SP, grupo dedicado à conexão entre a música e as demais disciplinas artísticas.
As apresentações ocorrerão às 20h com participação especial dos compositores Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum, que assinam a trilha sonora original do filme, e presença do maestro Flávio Lago. A direção é de Anselmo Mancini, doutor em audiovisual. A venda online iniciará terça-feira (20), a partir das 17h, pelo site do Sesc.
Além de assinar a composição do longa, o pianista Antonio Pinto também elaborou trilha sonora de filmes como Cidade de Deus e Senhor das Armas. Já Jaques Morelenbaum tem longa trajetória na música brasileira. O violoncelista participou da Nova Banda, grupo que acompanhou Tom Jobim durante dez anos, e venceu um Grammy pelo álbum Antônio Brasileiro.
A sessão de Central do Brasil não é o primeiro Cine Conserto realizado por Anselmo Mancini, que tem no currículo produções de trilha sonora ao vivo dos filmes O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Sonhos, Psicose, O Exorcista, Blade Runner, entre outros.