Expoente das tirinhas dos anos 60, Mafalda completa cinco décadas nesta segunda (29). A personagem apareceu pela primeira vez em 1964, nas páginas da edição semanal “Primera Plana”, de Buenos Aires.
+ Saiba mais sobre a mostra “O Mundo Segundo Mafada”
+ Magali completou 50 anos; veja um roteiro guloso em São Paulo
Seu criador, Joaquín Lavado, mais conhecido como Quino, usou a figura da menina de 6 anos como forma de expressão nos tempos da ditadura argentina. Descrita como “contestatária”, Mafalda não aceitava o mundo tal qual ele era e estabeleceu diálogo direto com público adulto.
Embora tenha “vivido” apenas até 1973, quando Quino parou de publicar as historietas da personagem, Mafalda marcou época e repercutiu mundo afora. Para celebrar os cinquenta anos dessa rebelde cheia de causas, a Praça das Artes, em São Paulo, receberá em dezembro a mostra “O Mundo Segundo Mafalda”.
A nostalgia está no ar? Então relembre outras tirinhas e quadrinhos emblemáticos:
1) Peanuts
Uma das tirinhas mais lidas no mundo, foi criada em 1950 pelo norte-americano Charles M. Schulz. Seus personagens são famosos até hoje. Quem não conhece o garotinho Charlie Brown e seu astuto cachorro, o beagle Snoopy?
2) Turma da Mônica
As aventuras de Mônica, que marcaram a infância de diversas gerações nas páginas de gibis, começou como uma tirinha em 1963. Isso significa que seu criador, Maurício de Sousa, comemorou a quinquagésima primavera da “dentuça, baixinha e gorducha”, como diria Cebolinha, no ano passado. Houve até uma exposição no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) com objetos, desenhos animados e instalações. Em 2014, foi a vez da comilona Magali chegar à casa dos cinquenta.
3) Calvin & Haroldo
Um pouco mais jovem, a dupla formada pelo aventureiro Calvin e seu tigre Haroldo foi criada em 1985 pelo cartunista Bill Watterson. A saga terminou em 1995, depois de pleo menos 3 500 publicações.
4) Garfield
Ele gosta de lasanha e domina a arte da procrastinação como ninguém. Guloso, preguiçoso e viciado em televisão, o gato laranja com listras pretas nasceu pelas mãos do cartunista americano Jim Davis. Em 1978, ano de sua estreia, Garfield estampava as páginas de 41 jornais dos Estados Unidos.
5) As Aventuras de Tintin
Oitentão, Tintin surgiu dos traços do artista belga autointitulado Hergé, em 1929. Prova de que as aventuras do jovem repórter investigativo continuam intrigantes, em 2011 ganhou uma animação dirigida por Steven Spielberg.
6) Asterix & Obelix
Numa mistura de entretenimento e história, os quadrinhos criados pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo, em 1969, falavam sobre a luta dos gauleses contra o Império Romano. Em 2009, quando o mundo celebrou os 50 anos dos personagens, foi publicada uma edição especial chamada “Livre d’Or” ou “Aniversário de Asterix e Obelix – Livro de Ouro”.