Nós, paulistanos, somos orgulhosos por ter uma avenida tão completa, diversificada e repleta de curiosidades como a Paulista e seus arredores, certo? Às vezes, por causa da correria, deixamos de notar diversos lugares legais por ali. Mas tenha calma, VEJA SÃO PAULO selecionou oito pontos que valem uma visita com um pouquinho mais de tempo. Confira e invista no passeio:
1 – Benê Foods des Arts
A feira gastronômica já atraiu muita gente para o Mercado Pop, na Praça Benedito Calixto, e no Minhocão. Agora, após a decisão da prefeitura de abrir a Avenida Paulista para pedestres no domingo, os foodtrucks dominam a Praça Oswaldo Cruz, em frente ao Shopping Pátio Paulista. Entre os caminhões de comida que já marcaram presença por lá, destacam-se o Mocotó, Churrostentação e Só Coxinhas.
2 – Casa do Artista
Caso conheça a loja da Rua Major Sertório, no centro, você vai adorar ainda mais a unidade da Alameda Itu, 1 012. A unidade da região da Paulista é especializada em importação de produtos relacionados à arte e pintura e também ministra cursos, workshops e palestras. O espaço recebe ainda eventos de lançamentos de novos produtos e exposições.
3 – Casa Equipada
Descendo um pouquinho a Rua Augusta (sentido Baixo Augusta), pare na Galeria Ouro Velho, no número 1 371, e encontre uma diversidade de itens de decoração para casa que você nunca precisou, mas depois de saber da existência, não conseguirá viver mais sem eles.
+ Faça exercícios e ganhe milhas aéreas
4- Empório Amino
Espremido entre uma série de farmácias na Brigadeiro Luís Antônio, sentido Bixiga, o endereço fica no número 2 195, próximo da esquina com a Paulista. Mesmo com pouco espaço para passar nos corredores, vale a pena visitar essa mini-adega pelos bons preços: cervejas importadas a partir de 6,50 reais e diversos temperos como sal rosa do Himalaia e azeites de diferentes nacionalidades. Atenção: a loja só aceita pagamento em dinheiro.
+ 10 lugares para conhecer no centro da cidade
5- Feirinha Gastronômica Fixa
Localizada em frente a saída do metrô Trianon-Masp, a feirinha na Alameda Rio Claro – trecho entre a Avenida Paulista e a Rua São Carlos do Pinhal liberado apenas para passagem de pedestres – conta com caminhões de comida que ficam todos os dias vendendo os mais diversos tipos de quitutes: pratos, sanduíches e sobremesas estão entre as opções.
6- Praça Alexandre Gusmão
Muitos conhecem o Parque Trianon, com entrada na Avenida Paulista, mas poucos sabem que ao lado dele, ainda na Alameda Santos, está a Praça Alexandre Gusmão, um ambiente charmoso e calmo ao lado do centro econômico efervescente que é a Paulista. O local possui bancos e sombra embaixo das árvores para quem estiver andando pela região e quiser dar uma pausa.
Se você decidiu ver – ou rever – o acervo do Masp com os cavaletes flutuantes de Lina Bo Bardi no próximo fim de semana, não perca a chance de conhecer o restaurante do museu. Localizado no subsolo do prédio, os pratos podem ser provados sem que você pague para entrar no museu. Basta informar ao segurança que você está indo ao restaurante. Com o preço de 45,80 o bufê – de segunda a sexta-feira -, você pode comer o que quiser: saladas, massas, sobremesas etc.
8- Staples
A única loja física do Brasil fica dentro do Shopping Top Center, entre as estações Brigadeiro e Trianon, e vende um pouco de tudo. Papelaria, eletrônicos de escritório e até mochilas. A marca, que concentra a venda de produtos online oferece o serviço de retirada dos produtos na unidade sem custo algum. Ou seja, você compra no site e solicita a entrega na loja. Dessa forma você não precisa mais pedir para algum vizinho ou porteiro receber suas encomendas.