Os mineiros Eduardo Vanzak, 26, e Lohran Schmidt, 25, lançaram no fim de 2017 um chá que virou sucesso por aqui. Batizado de Desinchá, o blend mescla especiarias e oito ervas, entre elas mate-verde, hortelã e alecrim. De acordo com os sócios, é diurético, diminui a retenção de líquido e mostra-se um aliado do processo de emagrecimento.
E funciona mesmo? “Nenhuma bebida, isoladamente, faz emagrecer ou desinchar, não há milagre. Existem padrões alimentares e exercícios físicos que podem colaborar para isso”, afirma Fabiana Poltronieri, doutora em ciência dos alimentos pela USP. “A composição do chá interfere de maneira diferente no organismo de cada pessoa.”
O produto chegou a redes como Mundo Verde e St. Marche. No total, mais de 1 milhão de pacotinhos são vendidos mensalmente, em kits de sessenta unidades, por preço sugerido de 86 reais. Os proprietários, que se mudaram para São Paulo no ano passado, expandiram as vendas também para os Estados Unidos. “Em 2019, devemos abrir endereços próprios na Rua Oscar Freire e em um shopping paulistano”, prevê Vanzak.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 13 de fevereiro de 2019, edição nº 2621.