Quem nunca foi ao mercado e ficou perdido diante da seção de sucos, tentando entender todos aqueles rótulos e descobrir qual seria a melhor opção para levar pra casa? Como sei que isso é muito comum, resolvi facilitar essa missão!
+ Além do suco verde. Quatro receitas para variar o cardápio
Sem dúvida alguma, a melhor opção será sempre o suco natural, feito na hora….mas sabemos que nem todos têm essa possibilidade e há, sim, algumas opções industrializadas saudáveis e que podem fazer parte de uma alimentação equilibrada.
+ Sopas diferentes para aquecer os dias frios
Agora, vamos entender melhor quem é quem?
NÉCTAR: Apresenta pouco teor da polpa da fruta, entre 20% e 40%, o resto é adição de água, açúcar/adoçantes artificias e aditivos químicos como conservantes e corantes artificiais.
REFRESCO: Tem como base o suco de fruta, extrato vegetal e açúcares. Apresenta apenas de 8% a 10% de fruta e contem aditivos químicos, açúcares/adoçantes e corantes artificiais. Esse tipo de produto é extremamente pobre em nutrientes e em sua composição há uma grande quantidade de sódio.
SUCO RECONSTITUÍDO: Suco obtido pela diluição de suco concentrado ou desidratado, até a concentração original. Em sua rotulagem é obrigatório constar a origem do suco utilizado, se concentrado ou desidratado, sendo opcional o uso da expressão reconstituído. Pode conter açúcares, adoçantes artificiais e aditivos químicos.
POLPA: Obtida por esmagamento das partes comestíveis de frutas por meio de processos tecnológicos adequados. O processo de congelamento pode promover a perda de alguns nutrientes e ficar mais suscetível a oxidação, mas é uma opção prática e saudável.
INTEGRAL: É 100% natural (não diluído), sem adição de água, açúcares, conservantes e aditivos químicos. Hoje já existem diversas opções de sucos integrais industrializados e são uma excelente opção!