Se tem uma coisa que eu adoro é incrementar a minha granola. Quem me acompanha sabe que eu vivo fazendo misturas para deixá-la cada vez mais saborosa, saudável e nutritiva. Mas não pensem vocês que eu faço isso só por que sou nutricionista ou que é difícil conseguir os ingredientes, que dá trabalho e etc. É muito fácil dar um up na granola e aumentar sua densidade nutritiva. Com um pouquinho de cada coisa a mistura rende bastante e deixa sua dieta muito mais rica e saborosa! Veja algumas dicas abaixo:
+ Estratégias de alimentação pré e pós-treino
Base
Você pode usar como base uma granola pura (sem açúcar refinado), aveia, flocos de arroz ou flocos de milho. Lembrando que esses sempre devem ser sem açúcar.
Frutas Secas
Aqui você pode variar desde as opções mais clássicas, como a uva e a banana passa, como fazer escolhas mais diferentes como o damasco, a tâmara, o figo, a goji berry, frutas vermelhas, abacaxi e maçã – sempre desidratados. Nesse item, você também pode incluir lascas de coco seco sem açúcar. Uma ótima dica é adicionar um pouco de cacau nibs, que são pequenos chips de cacau sem açúcar, cheios de antioxidantes e super crocantes.
+ Os benefícios da beterraba para os atletas
Sementes e oleaginosas
Você pode dar uma leve torrada em sementes de girassol, abóbora, amêndoas, castanhas, pistaches, nozes, pecãs – sempre sem sal e sem açúcar – e misturar na sua granola. Dão um croc sensacional. Uma boa opção é também misturar linhaça, chia, amaranto, gergelim e quinua em flocos.
Doce
Se quiser adoçar um pouco, utilize açúcar de coco, açúcar mascavo ou mel. Nunca açúcar refinado. Misture tudo e guarde em um pote bem fechado para ficar crocante e durar mais tempo.
O objetivo de turbinar a granola é torná-la um super alimento! Com apenas duas colheres de sopa dessa mistura conseguimos uma alta densidade nutricional, diferente das granolas tradicionais. Experimente!