Para celebrar os 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão, o Autódromo de Interlagos recebe neste sábado (12) o Hanabi Matsuri, conhecido como Festival dos Fogos de Artifício. Durante o dia, um palco sedia apresentações que mesclam as culturas nipônica e nacional. O movimento por aqui ainda é tranquilo e o público (formado não só por descendentes de orientais) chega sem dificuldades — quem vem da estação de trem Autódromo pode pegar com facilidade vans que levam até a porta do evento.
+ Coffee Week: mais de trinta estabelecimentos têm ofertas
Para se programar, ainda hoje rolam shows das bandas nipônicas Ore Ska Band, grupo feminino de ska rock que vem de Osaka, e Kao=s, conjunto que mistura música tradicional oriental com estilos mais modernosos como o rock. A Família Lima também sobe ao palco para mesclar repertório japonês e brasuca com instrumentos clássicos.
O momento mais esperado do festival, no entanto, é o encerramento: por volta das 20h, uma queima de fogos de cerca de 20 minutos (maior do que a do Réveillon na Paulista, portanto) promete encantar os presentes. O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível e, se bater aquela fome, dá para provar quitutes típicos do Japão em um food park. Os fãs de Fórmula 1 também podem conferir uma exposição sobre o piloto Ayrton Senna, com exibição do McLaren original usado pelo ídolo.