✪✪✪ Em abril de 2021, o mundo do futebol foi pego de surpresa pelo anúncio de que dirigentes do Real Madrid, Barcelona, Juventus, Milan e dos principais clubes da Inglaterra haviam criado um campeonato paralelo no qual teriam vaga cativa todos os anos.
+Em março, mulheres pagam meia-entrada no Cine Marquise
Com promessa de investimento do banco JP Morgan no valor de 4 bilhões de euros, o torneio esvaziaria a tradicional Liga dos Campeões, principal (e mais rentável) competição organizada pela confederação europeia. Torcedores de outros clubes ficaram revoltados com a iniciativa — e não só eles: jornalistas, ex-jogadores, fãs e até seguidores dos times envolvidos.
Superliga: a Guerra pelo Futebol, minissérie documental do Apple TV+, narra o passo a passo de como a ideia nasceu e rapidamente morreu, pelo menos até segunda ordem. Com uma rica gama de entrevistados, favoráveis e contrários ao projeto, a produção mostra como o esporte mais popular do mundo tem se afastado de suas raízes, contaminado pela ganância de forma talvez irreversível.
Para quem acompanha o assunto, é imperdível. Para os não iniciados, vale pelas intrigas e pelo clima de thriller político.
Publicado em VEJA São Paulo de 08 de março de 2023, edição nº 2831
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.