O Oscar 2023 chegou ao fim e, com ele, fica no ar o sentimento de reparação. Diversos atores foram indicados pela primeira vez neste ano. Jamie Lee Curtis, Ke Huy Quan, Michelle Yeoh, Bill Nighy, Brendan Fraser, Angela Bassett, Paul Mescal e Colin Farrell são alguns dos nomes que compõem essa nada singela lista.
Ao todo, dos 20 atores indicados, 16 passaram por isso pela primeira vez em suas carreiras. Jamie, Quan, Fraser e Michelle foram agraciados com os Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente.
Por esse motivo, fica claro que a Academia e seus votantes aproveitaram o momento de comebacks para trazer certa “justiça” às carreiras daqueles que, em algum momento, se distanciaram de Hollywood. Brendan Fraser e Ke Huy Quan são bons exemplos de astros que alcançaram o sucesso há décadas e retomaram suas trajetórias profissionais nos últimos anos.
CERIMÔNIA SEM TAPAS OU POLÊMICAS
Ao longo das pouco mais de 3h de duração, o evento entregou uma apresentação sem polêmicas, ao contrário do que aconteceu no ano passado, com o caso do tapa de Will Smith em Chris Rock. Jimmy Kimmel, o apresentador da noite, bem que quis cutucar essa ferida, mas as piadas não foram pesadas ou desconfortáveis.
No geral, foi uma boa edição – mas que não se deu o trabalho de arriscar tanto. As categorias fluíram bem, com apresentações musicais (como de Lady Gaga e Rihanna) e aparições de estrelas como Pedro Pascal no meio tempo.
Para acompanhar as novidades do mundo do cinema e das séries de TV, siga a colunista Barbara Demerov no Instagram.