No Oscar deste ano, os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se emocionaram com um filme em particular – e deixaram isso bem claro quando os vencedores foram anunciados. No Ritmo do Coração, da cineasta Sian Heder, venceu em três categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur).
A trama acompanha a jovem Ruby Rossi (Emilia Jones), a única pessoa que não é surda em sua família. Os pais e o irmão da protagonista se apoiam diariamente nela para se comunicar com os moradores da pacata cidade onde moram. Sendo assim, Ruby é a intérprete oficial dos Rossi e dedica boa parte de seu tempo fora da escola para exercer a desafiadora função.
Mas você sabia que No Ritmo do Coração é uma adaptação do filme francês A Família Bélier?
O longa original foi lançado em 2014 e é dirigido por Eric Lartigau. Apesar de a história não ter muitas mudanças entre um título e outro, a escolha dos elencos se difere bastante.
Em No Ritmo do Coração, Marlee Matlin, primeira vencedora do Oscar por atuação em língua de sinais por Filhos do Silêncio e Kotsur, primeiro ator surdo vencedor do Oscar, são surdos na vida real. Já A Família Bélier foi criticado na época de seu lançamento por ter escalado atores que ouviam e falavam.
A Família Bélier está disponível no catálogo do Telecine. Já No Ritmo do Coração pode ser visto no Amazon Prime Video.