A atriz Louise Fletcher, que ganhou um Oscar pela atuação no filme Um Estranho no Ninho, de 1975, morreu aos 88 anos. A notícia foi divulgada pela Associated Press na noite de sexta (23). As informações são da Folha.
Fletcher morreu enquanto dormia, cercada pela família em sua casa em Montdurausse, na França, disse seu representante, David Shaul. Ele não informou qual foi a causa de sua morte.
Andrew Bick, filho da atriz, disse à revista americana The Hollywood Reporter que ela morreu de causas naturais. Ela teve câncer de mama duas vezes.
A atriz ganhou o Oscar de melhor atriz em 1976 após dar vida à enfermeira implacável Mildred Ratched na adaptação do romance de mesmo nome, de 1962, feita pelo diretor Milos Forman. O filme também ganhou os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro.
Em seu discurso na cerimônia do Oscar, ela usou a ASL (língua de sinais americana) para agradecer aos pais, surdos, e à plateia por “odiá-la”.
A interpretação de Fletcher no filme, protagonizado também por Jack Nicholson, foi tão memorável que a plataforma de streaming Netflix fez uma série chamada Ratched, em 2020, contando a história da origem da enfermeira que se torna vilã.
Nascida Estelle Louise Fletcher em 22 de julho de 1934, ela foi a segunda de quatro filhos. No começo dos anos 1960, se casou com o produtor Jerry Bick e teve dois filhos, John e Andrew. Fletcher se divorciou do marido em 1977 e deixa os filhos, segundo a Associated Press.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.