✪✪✪✪ Está em cartaz no Cine Marquise o drama Monica, dirigido por Andrea Pallaoro e estrelado pela atriz Trace Lysette. O filme foi exibido no Festival de Veneza em 2022 e tem produção executiva da Escarlate, produtora brasileira que viu potencial na história.
+47ª Mostra SP fará dupla homenagem ao cineasta Michelangelo Antonioni
De fato, a trama escrita por Andrea Pallaoro e Orlando Tirado é envolvente e emocionante nas mesmas medidas. Trace, atriz trans, encarna um papel desafiador: o de Monica, também mulher trans, que retorna à sua antiga casa e reencontra a mãe, doente, assim como o restante de sua família. Monica nunca mais viu aquelas pessoas e, hoje, elas mal a reconhecem.
É dentro daquela casa que se passa a grande parte da narrativa. É lá onde Monica reencontra sua busca por aceitação e relembra o abandono que sofreu – mas é lá onde a protagonista vê uma nova chance para lidar com o passado.
Os planos fechados nos olhares de Monica para sua mãe (interpretada por Patricia Clarkson), e vice-versa, são feitos com tanto carinho e sensibilidade que é até difícil imaginar como a relação entre as duas foi tão difícil. Mas o longa não abre mão de nos lembrar o quão solitário foi o processo de transição para Monica, o que torna toda a temática universal e atemporal.
É dentro de conjunto de várias sutilezas que Monica cresce cada vez mais e mais, ainda que o silêncio impere nos cômodos e os pequenos gestos digam mais do que palavras. Uma belíssima surpresa que não deve passar batido entre os cinéfilos de plantão.