No mês em que completa 51 anos, o Museu da Imagem e do Som (MIS) preparou uma programação exclusiva para os fãs de cinema nacional: Babenco no MIS. O evento virtual, totalmente gratuito, acontecerá de 15 a 29 de maio.
O especial, que relembra a carreira de Hector Babenco no ano em que completaria 75 anos, contará com a Mostra Babenco (que trará exibição gratuita de obras do diretor seguidas por bate-papo com convidados) e com os programas Ciclo de Cinema e Psicanálise e Segunda no Acervo. Todas as atividades integram a programação virtual #MISemCasa, que acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura.
Bárbara Paz, Myra Babenco e Drauzio Varella estão confirmados para os papos virtuais. Confira a programação completa abaixo:
Mostra Babenco | 15 a 29.05
Durante três sábados, a partir do dia 15, o público de casa irá conferir sessões gratuitas de obras do diretor (O Beijo da Mulher Aranha, Carandiru, e Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou) seguidas por bate-papo com convidados especiais. As sessões de filmes são gratuitas e serão disponibilizadas ao público 48h antes de cada bate-papo, mediante a inscrição prévia por meio deste link. Já as conversas com convidados acontecerão sempre no canal do MIS no Youtube, às 18h, com acesso gratuito.
Segunda no Acervo | 24.05
O Centro de Memória do MIS apresenta uma nova edição do programa “Segunda no Acervo”, com fotografias que foram usadas para divulgação do filme de Pixote, A Lei do Mais Fraco (1981), fazendo, assim, um convite ao mergulho na coleção de itens originais do Museu, repleta de pérolas do cinema nacional – como depoimentos, filmes, documentos e imagens. As fotografias serão publicadas, no dia 24, em todas as redes sociais do MIS.
Ciclo de Cinema e Psicanálise | 25.05 às 20h
Na segunda edição de maio, o programa, que debate filmes à luz da psicanálise conduzido por Luciana Saddi, receberá a psicanalista Silvana Lea e o crítico de cinema Inácio Araújo para falar sobre a premiada produção brasileira Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou. O filme venceu o Prêmio da Crítica Independente e o prêmio de Melhor Documentário do Festival de Veneza. Além disso, representou o Brasil no Oscar 2021. Esta edição acontecerá às 20h da terça-feira, dia 25, ao vivo, no canal do MIS no Youtube.