✪✪✪ Quinze anos depois de chocar o país, um dos crimes mais comentados deste século volta a ganhar os holofotes. Isabella: O Caso Nardoni é a nova atração da Netflix que promete render assunto nas redes sociais, especialmente para a geração que ainda era muito nova quando a tragédia aconteceu, em março de 2008.
+Ir ao cinema virou filme de terror?
Para quem já acompanhava as notícias da época, porém, há poucas novidades. O ponto forte do documentário dirigido por Claudio Manoel e Micael Langer é o emocionante depoimento da mãe da menina, Ana Carolina, que relembra os momentos dramáticos após saber que a filha de apenas cinco anos havia sido arremessada pela janela do prédio do pai.
Demonstrando muita resiliência, ela conta como conseguiu seguir em frente, mesmo com a vida marcada pelo trauma.
Especialistas como a criminóloga e escritora Ilana Casoy, policiais e jornalistas que trabalharam no caso também são ouvidos, tocando em pontos como a espetacularização do julgamento por parte da mídia e sua influência na rapidez da condenação dos culpados, que até hoje negam a autoria do crime.
Num dispositivo narrativo bastante interessante, alguns dos entrevistados ficam num palco onde objetos de cenografia são colocados para reproduzir o apartamento de Alexandre Nardoni na noite fatídica. Cada um dá sua versão, mas alguns detalhes da cronologia dos acontecimentos seguem em aberto.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de agosto de 2023, edição nº 2855