A Tal Felicidade

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Uma carta para você, com Alexandre Coimbra Amaral

O psicólogo compartilha o que os sentimentos nos escreveriam: "O medo vem dizer nessa carta que não quer ser um fantasma"

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 ago 2020, 00h46 - Publicado em 24 ago 2020, 00h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há quanto tempo você não recebe uma carta de alguém? Essa pergunta inquietava Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo e terapeuta familiar. Convidado de Helena Galante para o episódio #63 do podcast Jornada da Calma, ele fala da sua paixão vintage pelas cartas, do cheirinho que as pessoas colocavam no papel às marcas de lágrimas que de vez em quando tomavam a correspondência. Autor do livro Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise, do selo Paidós, da Editora Planeta, Alexandre imagina o que sentimentos humanos como a culpa, a raiva e a saudade nos escreveriam.

    No capítulo dedicado ao medo, ele reverte a impressão que muitos de nós temos sobre essa emoção. “O que o medo vem dizer nessa carta é que ele não quer ser um fantasma. O avesso do medo não é a coragem, é o nós. A gente vence o medo de mãos dadas, com as pessoas que fazem sentido pra gente e deixam a gente mais forte”, afirma. Na carta do abraço, que escreve diretamente do futuro pós-pandemia, fala mais alto a esperança e a compaixão para com o momento que enfrentamos. “Sobreviver à uma crise já é uma grande performance. Depois que ela passa a gente tira lições.”

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 39,96/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.