A Tal Felicidade

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Especialista em dança fala sobre os benefícios de movimentar o corpo

Segundo ele, a prática ajuda a aliviar episódios de nervosismo, ansiedade e estresse

Por Roberto Honório, em depoimento a Helena Galante
Atualizado em 8 set 2023, 11h39 - Publicado em 8 set 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Existe uma tecnologia natural dentro de cada um de nós. Ao longo da vida, ela pode ficar escondida entre os muros altos da vergonha, da falta de tempo e de outros fatores que depositamos em nossas rotinas. Fato é que, mesmo em silêncio, podemos ativá- la de maneira simples e sem custos.

    Publicidade

    + SP receberá exoesqueletos de locomoção para criar modelo barato para o SUS

    Publicidade

    Assim é o movimento. Apesar de inerente ao ser humano, o movimento por vezes encontra-se adormecido. Pensemos no passado longínquo no qual os rituais de caça, colheita, casamento, nascimento e morte eram todos celebrados com música e dança. É claro que até hoje, a depender da cultura, preservamos algumas dessas heranças. Mas na vida moderna, quando a correria ganha destaque, perdemos a conexão a partir do movimento.

    Como resgatá-la? Depois de um intenso percurso de volta para dentro dos meus próprios sentimentos e estudando todas as variáveis do comportamento humano, passei a unir a dança ao autoconhecimento a partir de uma série de temas, como a psicologia positiva (ou ciência da felicidade) e a inteligência emocional. Tudo amparado na experiência de dar aulas de dança há mais de trinta anos, o maior impulso criativo que tenho registrado em meu corpo.

    Publicidade

    Foi através dessa experiência que consegui identificar dois recursos para que as pessoas voltem a dançar: ressignificar o passado e valorizar o presente. O que acontece, e que tanto percebi durante as minhas aulas de dança, é que as pessoas (todas elas) guardam marcas profundas do passado. Esses traumas, que podem estar ligados ao abandono, traição, humilhação e rejeição, por exemplo, também permanecem presos no corpo, limitando nossa liberdade e felicidade.

    Continua após a publicidade

    Eis aí a importância de procurar ajuda (como o acompanhamento psicológico e as terapias integrativas) e praticar atividades benéficas para o seu bem-estar emocional (o que Fred B. Bryant e Joseph Veroff chamam de savoring, ou a apreciação de desfrutar o momento).

    Publicidade

    De nada adianta, contudo, apreciar uma bela flor sem, antes, observá-la atentamente. Como é o seu perfume? Como suas pétalas se comportam na luz? E na sombra? Se projetarmos essa mesma ideia no movimento, teremos a clara definição do dançar, que nada mais é do que envolver-se e apenas sentir (sem racionalizar).

    Dançar ajuda a aliviar episódios de nervosismo, ansiedade e estresse. Em virtude da liberação de endorfina, também auxilia no tratamento da depressão, na melhora do humor, no aumento da autoestima, no relaxamento e na compreensão das emoções. Por sinal, segundo Daniel Goleman, referência em inteligência emocional, “finalmente a psicologia leva a sério a alegria, o prazer e a felicidade”. Finalmente!

    Publicidade

    Sabendo de seus inúmeros benefícios para a qualidade de vida, alegro-me em destacar a dança como meio para valorizarmos os lampejos de felicidades cotidianas (no plural mesmo).

    Continua após a publicidade

    A felicidade que nasce na dança informal com os amigos, no abraço apertado em quem sentimos saudades, nas risadas que fazem a barriga doer, no autocuidado diário e na ideia de que, como bem disse Martin Seligman, idealizador da psicologia positiva, “a felicidade autêntica não é encontrada em ter mais, mas em ser mais”. Registre essa transformação em seu corpo. Seja mais você. Dance na pista da vida vestido de si!

    Publicidade
    Roberto Honorio
    Roberto Honório (@robertohonoriooficial) é especialista em dança e psicologia positiva. Em 2020, uniu sua experiência no universo da dança ao conhecimento adquirido no estudo da ciência da felicidade para criar o @back2danceoficial, método que transforma vidas e conecta pessoas a partir de cursos, palestras e dinâmicas com expressividade corporal (Arquivo pessoal/Divulgação)

    Publicado em VEJA São Paulo de 8 de setembro de 2023, edição nº 2858

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.