O nome da marca, “árvore de sorvete” (traduzido do italiano), resume a alma sustentável do negócio. A empresa nasceu em Milão e, depois de ser importada aos cuidados da paulistana Fernanda Pamplona e do italiano Marco Giancola, começou a vender na cidade opções de personalidade, com sabores e texturas bem evidentes. São elaborados preferencialmente com ingredientes orgânicos e de pequenos produtores, respeitando a sazonalidade das frutas.
+ Comer & Beber 2022: conheça todos os premiados da edição
O cambuci, superazedinho, é transformado em sorbet apenas com água e açúcar. Como a fruta dá de março a maio, a matéria-prima é congelada, para que esse sabor não desapareça totalmente das cubas durante o ano. Amantes de um cafezinho preto deverão aprovar a versão feita com a bebida, com grãos colhidos em Paraisópolis (MG), preparado pelos métodos expresso e coado, leve no dulçor.
+ Saiba quais foram os endereços favoritos dos leitores
Também passam pela vitrine opções como pistache, com gosto potente do fruto, espirulina, da alga que deixa a cor da massa azulada e que ganha ainda toque de gerânio, lavanda e camomila, e o de chocolate 70% cacau, da paulista Raros Fazedores de Chocolates, bem cremoso.
As casquinhas em forma de cesta são produzidas no próprio estabelecimento e os copinhos, de fécula de mandioca, podem ser compostados. Os preços variam de R$ 16,00 (porção pequena, de até dois sabores) a R$ 27,00 (grande, com até três). O imóvel de Pinheiros foi vendido para uma construtora e deve fechar no ano que vem.
Avaliação: ÓTIMO (✪✪✪✪)
Albero dei Gelati
Alameda Tietê, 198, Jardim Paulista, ☎ 3062-2436 e 95143-0714; Rua Joaquim Antunes, 391, Pinheiros, ☎ 3063-1821.
+ Veja os premiados em comidinhas
+ Conheça os melhores restaurantes
+ Consulte os bares campeões
+ Os melhores endereços bons e baratos
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de novembro de 2022, edição nº 2814
+ Clique aqui para conhecer todos os campeões de 2022
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.