É bem mais comum ver Salvatore Loi no comando de restaurantes italianos. O chef, nascido na Sardenha, está à frente de dois endereços paulistanos: no Moma – Modern Mamma Osteria, considerado a melhor trattoria moderna por VEJA COMER & BEBER 2017/2018, e no Mondo, onde trabalha diante da clientela em uma cozinha aberta. Desde domingo (11), no entanto, Loi se arrisca num universo mais informal: o dos sanduíches. São dele as receitas do recém-aberto Mondo Pane.
Os pães de fermentação natural, feitos lá mesmo, podem ser levados para casa e ainda servem de base para os cinco sanduíches do cardápio. Nos recheios, aparecem combinações que fogem do básico, como o de carne crua, avelã e queijo de cabra (39 reais). Camarão fatiado, abacate, maionese de ovos cozidos, tomate e rúcula formam uma opção leve e saborosa (41 reais)
As saladas, também no menu, têm versões como a de folhas verdes com pastrami,temperada com uma quantidade generosa de maionese de ervas e de mostarda de Dijon (35 reais).
Receitas clássicas da Itália marcam presença, caso do delicioso arancino servido com burrata e molho de tomate (38 reais) e da lasanha com ragu de vitela (49 reais). Para acompanhar, há vinhos em taça e em garrafa.
Logo cedo e num clima completamente diferente do restante do dia, são servidas comidinhas desenvolvidas especialmente para o café da manhã.
Diferentemente de casas do gênero, o serviço se mostra um tanto formal. Os garçons ajudam as pessoas a escolher um lugar para se sentar, retiram o pedido na mesa e levam a conta até o cliente.
Para Loi, acostumado com casas mais estruturadas, o endereço é simples. “Pode ser pequeno, mas tem que ter qualidade”, fiz. De fato, não faltam ótimas pedidas na novata.
Mondo Pane. Rua Haddock Lobo, 1396, Jardins, 3062-6303. 8h/11h e 12h/23h (dom. sem intervalo até 22h).