Depois que o McDonald’s enfrentou uma grande polêmica por causa da linha de hambúrgueres McPicanha — que não contém picanha na composição —, outra rede de fast food enfrenta a acusação de confundir seus clientes. Trata-se do concorrente Burger King com seu Whopper Costela –– sanduíche que não tem costela entre os ingredientes.
Após burburinho nas redes sociais, o Procon de São Paulo notificou a cadeia nascida nos Estados Unidos da América por suspeita de propaganda enganosa. Em nota, a Burger King afirmou que “irá prestar os esclarecimentos solicitados”.
Por meio da assessoria de imprensa, a empresa explica que o hambúrguer, na verdade, é feito de paleta suína e leva aroma de costela. “Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduíche – feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela”, diz o comunicado.
No Distrito Federal, o Procon suspendeu a venda do sanduíche nesta segunda (2). A decisão acontece depois da constatação do órgão de que “há a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não há a presença da carne de costela em si”.
“Mais uma vez, vemos uma grande rede cometendo infração grave na publicidade de seus produtos. No caso do Burger King, a forma como o nome ‘costela’ é utilizado e como é feita a publicidade do sanduíche levam o consumidor a entender se tratar de sanduíche feito de costela, e não que contém apenas aroma de costela. Se não está claro para o consumidor, é publicidade enganosa”, contesta o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.