Apesar de todos os esforços de José Padilha para evitar a pirataria de ‘Tropa de Elite 2’, o filme que bate recordes de público e de bilheteria já pode ser baixado em sites que disponibilizam downloads de arquivos via torrent.
Diante dessa nova situação, Marco Aurélio Marcondes, 60 anos, coordenador do lançamento do longa e responsável pela distribuição, afirma que está tudo sob controle. “O usuário quer ver o filme na tela grande, não quer ser enganado por uma cópia pirata feita por um celularzinho”. E ainda ameaça o autor da cópia veiculada na internet: “Nós sabemos quem fez, de que cinema saiu e em qual shopping o filme foi capturado. Vamos prender o responsável.”
Além de receber denúncias espontâneas contra a pirataria no blog oficial do filme e no perfil do Twitter, Marcondes explica que há uma equipe de tecnologia controlada por ele que conta com um hacker e outros cincos profissionais no Brasil e em outros países (por segurança ele não quis divulgar os nomes) para controlar qualquer manifestação de pirataria. O trabalho desta equipe é realizado em conjunto com a Polícia Federal e as delegacias contra a pirataria.
Marcondes foi responsável por boa parte das medidas de segurança adotadas por José Padilha e acredita que o resultado foi muito bom até agora.