“Espremidas” pelo frisson da moderna e lupulada escola cervejeira norte-americana por um lado, e pela tradição dos rótulos alemães pelo outro, as Ales inglesas encontram espaço moderado no Brasil – é mais fácil ver copos com American India Pale Ales e Weizenbiers, por exemplo, do que com Bitters e Porters. Aos poucos, porém, surgem alguns eventos para valorizar as fermentadas da terra da rainha: um deles foi o A Pint With the Queen, na capital, em fevereiro. Agora, o cervejeiro John Keeling, responsável pelos rótulos da marca Fuller’s, dará uma palestra em São Paulo no dia 11 de junho sobre a escola inglesa da bebida. O encontro faz parte de uma agenda de eventos relacionada à Copa do Mundo, organizada pelo governo britânico.
A Fuller’s é uma das mais tradicionais cervejarias familiares inglesas (com mais de três séculos de história), conhecida por estilos clássicos, como a Special Bitter London Pride e a London Porter. Nos últimos anos, porém, apostou em novidades como a lupulada Wild River, uma American Pale Ale, e uma Imperial Stout com botões de rosa. Esses produtos aparecem no momento em que o mercado cervejeiro inglês – e britânico – tenta se renovar e atingir consumidores mais jovens. Em Londres, surgiram mais recentemente bons microprodutores, como a The Kernel. No Reino Unido, o maior símbolo de renovação da bebida é a escocesa Brewdog, com cerveja e propaganda agressivas.
Além da apresentação de Keeling, o evento terá a participação da mestre-cervejeira Kathia Zanatta, do Instituto da Cerveja Brasil, e do sommelier de cervejas Maurício Beltramelli. O evento ocorrerá às 19h no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros). As inscrições devem ser feitas pelo site. É preciso fazer um cadastro antes de reservar vaga no evento.