Tão falando, o racionamento de água é cada vez mais real para os moradores de São Paulo. A Sabesp já avalia adotar um rodízio de quatro dias sem água e dois com água caso não chova o esperado em fevereiro.
+ Diretor da Sabesp diz que rodízio pode chegar a cinco dias sem água
+ Batom é truque poderoso na hora de corrigir as olheiras
Já pensou como seria ficar tantos dias sem lavar os cabelos? Para driblar a falta de água, cresce cada vez mais a gama de produtos que prometem limpar os fios de cabelo sem o uso de água. Conhecidos como dry shampoo ou xampu a seco, inicialmente eles chegaram ao mercado para auxiliar na estilização dos fios.
Hoje, podem ser a salvação durante os dias de racionamento. “O produto não substitui a lavagem dos fios, obviamente, mas permite tirar aquela aparência de cabelo sujo e oleoso, sem agredir a fibra capilar e deixando os fios com aspecto de limpos. Com algumas espirradas do spray, é possível deixar as madeixas brilhantes e sedosas”, explica o cabeleireiro Nelliton Carvalho, que atende no salão Jacques Janine Augusta.
+ Andressa Urach transforma seu visual e exibe cabelos curtos, estilo ‘bob’
Na versão spray ou pó, o xampu contém na fórmula substâncias que absorvem o excesso de oleosidade dos fios, transformando o visual dos cabelos na hora. “Não há nenhum problema em ficar três ou quatro dias sem lavar os fios, desde que isso não traga nenhum incomodo, como coceira ou mau cheiro. A fórmula do xampu à seco não provoca nenhum problema no couro cabeludo, podendo ser usado em qualquer tipo de cabelo”, explica a engenheira cosmética química Yara Turolla, da PIC Pharmaspecial.
+ Cabelos de Paolla Oliveira fazem sucesso em nova minissérie
Para te ajudar a escolher o melhor produto, consultamos alguns cabeleireiros dos maiores salões de São Paulo. Confira a seguir um super guia de compras e escolha o seu xampu:
+ Cabelos de Paolla Oliveira fazem sucesso em nova minissérie
+ Do longo ao curtinho ‘pixie’: a transformação dos cabelos de Claudia Raia
+ Sai, calor! Susana Vieira corta os cabelos estilo joãozinho
+ Fátima Bernardes muda o visual na volta das férias
+ Bruna Marquezine muda o visual dos cabelos e adota o estilo ‘long bob’
“É possível ficar até três dias sem lavar o cabelo usando o xampu a seco. O produto deve ser aplicado apenas nos cabelos secos a uma distância média de 30 cm em toda extensão do fio, inclusive na raiz para combater a oleosidade. Depois, é importante massagear bem com a ponta dos dedos para ele penetrar melhor e evitar resíduos do produto. Em seguida, escove os cabelos como de costume”, ensina Nelliton Carvalho, cabeleireiro do salão Jacques Janine Augusta.
+ ‘Truck da beleza’ desembarca em São Paulo
“Normalmente eu indico às clientes lavarem os cabelos a cada dois dias, porém, com a falta d’água eu super indico a utilização do ‘dry shampoo’, que vai ajudar a esconder o aspecto oleoso. Na hora de aplicar o produto, o ideal é dividir os cabelos em mechas e começar pela raiz, para tirar a oleosidade. Finalize com uma rápida borrifada do spray por todo o cabelo. O bacana é que o xampu tira os odores da própria oleosidade, da poluição e até o cheiro de cigarro dos fios”, ensina Nilton Tamba, do Tamba Salão Boutique.
+ Modelo plus size cria movimento pela beleza real
+ A repaginada no visual do cantor Belo
+ O corte ‘long bob’ ganhou mais uma adepta: Selena Gomez
“Para um resultado perfeito, é importante que se escove mecha por mecha depois da aplicação do produto. Como o produto absorve a oleosidade dos cabelos ele pode causar ressacamento dos fios, que podem ficar opaco e sem brilho. Aposte também em produtos condicionadores sem enxague, como spray de brilho ou condicionador a seco. Outra dica bacana é: use os cabelos presos em dias que não foi possível lavá-los. Aposte também na maquiagem para tirar a atenção dos fios”, ensina Sergio G, cabeleireiro do Square Hair, em São Paulo.
+ O cabelo mais pedido da novela ‘Império’ é o de Letícia Birkheuer