Artistas plásticos de todas as idades, iniciantes ou não, que não tenham contratos verbais ou formais com qualquer galeria de arte na cidade, podem fazer parte do Salão dos Artistas Sem Galeria.
Promovida pelo portal Mapa das Artes, a mostra que tradicionalmente abre o calendário de exposições na capital paulista tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de seus participantes.
A 15ª edição acontece de quinta (18) até 24 de fevereiro na Zipper Galeria, com uma obra de cada um dos dez nomes entre os 255 inscritos.
Foram selecionados por um júri formado pela curadora Alice Granada, pelo produtor Hiro Kai e por Renato De Cara, diretor do Paço das Artes.
Os escolhidos foram: Chiara Sengberg, Clara A, Fil Souza Vieira, Francisco Horta Maranhão, Jamile Sayão, Lucas Ribeiro, Ramonn Vieitez, Renan Henrique Carvalho, Thix e Vicente Brasileiro.
Entre as obras, aparecem as pinturas Revoada (2023), de Ramonn, que evoca a ideia de um regresso à origem, na figura de uma ave, e Um Sofá Perto da Janela (2023), de Thix, um retrato de Chala, um cozinheiro transmasculino em Nova York.
Zipper Galeria. Rua Estados Únidos, 1494, Jardim América, ☎ 4306-4306. ♿Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 24/2. zippergaleria.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de janeiro de 2024, edição nº 2875