No ano que marca as três décadas da inauguração do seu Jardim de Esculturas, o Museu de Arte Moderna (MAM-SP) expande sua galeria ao ar livre com uma exposição inédita de realidade aumentada, que abre no próximo sábado (22).
Espalhadas pelo Parque Ibirapuera, as dez obras digitais produzidas para a mostra Realidades e Simulacros poderão ser acessadas via celular, por meio de QR codes, e aparecerão em meio à paisagem através das câmeras dos aparelhos.
“É algo inédito, que nunca foi feito em uma instituição aqui no Brasil — e, até onde eu sei, nem no mundo. Além de ser gratuita, em um espaço público. Temos a expectativa de atrair muitas pessoas”, conta Cauê Alves, curador-chefe do MAM e da mostra, ao lado de Marcus Bastos.
+ ARTE DIGITAL: Os bastidores das exposições imersivas, que conquistam mesmo sem obras originais
Os artistas que participam são Daniel Lima, Dudu Tsuda, Eder Santos, Fernando Velázquez, Giselle Beiguelman, Katia Maciel, Lucas Bambozzi, Regina Silveira, Paola Barreto e o Coletivo Coletores.
Entre as produções, estão um disco voador, a recriação de espécies nativas do Ibirapuera, com auxílio de inteligência artificial, e uma criatura orgânica que paira sobre o lago.
Para o museu, a mostra é um marco. “Exibimos arte moderna, mas somos muito conectados com o contemporâneo. Esperamos que essa novidade atinja pessoas que não têm o hábito de frequentar exposições”, diz Cauê, que vê com bons olhos a inovação tecnológica na arte.
“Todo mundo falando do clipe da Elis Regina, e a gente aqui fazendo obra de arte, que é muito mais legal que uma propaganda”, comenta. MAM-SP. Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, ☎ 5085-1300. ♿ Até 17/12. Grátis. mam.org.br. ■
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de julho de 2023, edição nº 2850