Uma área de 250 metros quadrados, no vão central do Shopping Pátio Higienópolis, abriga a partir de 17 de agosto a mostra Paisagens de Van Gogh. No passeio lúdico, os visitantes poderão explorar de uma forma diferente a produção do pintor, que viveu no final do século XIX. Isso porque as obras do holandês são reconstruídas por meio de objetos cenográficos e projeções, dentre outros recursos. “É uma exposição extremamente instagramável“, afirma a curadora Karina Israel.
Dentre os trabalhos escolhidos para inspirar cinco das oito salas da exposição estão as telas Campo de Trigo com Corvo (1890), Lírios (1889), Flor de Amendoeira (1890), Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888) e Noite Estrelada (1889). “Na escolha dos trabalhos, demos prioridade às paisagens. Outro critério que nos guiou foi o fato delas trazerem um pouco da biografia de Van Gogh, já que ele viveu em várias localidades”, explica a curadora.
Uma das obras mais famosas do pintor, Noite Estrelada (1889), é reproduzida por meio de projeções nas paredes e no chão de uma sala. Sua “irmã de título”, Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888), é explorada de forma diferente, já que a partir dela foi criado um ambiente de realidade virtual, que poderá ser acessado em cinco óculos disponibilizados no local. Também integra a exposição, no núcleo dedicado à pintura Flor de Amendoeira (1890), narrações de cartas do pintor ao seu irmão Theo (1857-1891) e sua cunhada Joana (1862-1925), além de flores artificiais que fazem menção à Lírios (1889).
Paisagens de Van Gogh fica em cartaz até 15 de setembro. Ela funciona de segunda a sábado, das 13h às 21h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. A entrada é grátis. As visitas vão ocorrer por ordem de chegada. Simultaneamente, a mostra consegue receber vinte pessoas. A duração do passeio é de cerca de trinta minutos.