No final de semana do feriado de Páscoa, o produtor gráfico Victor Ghiraldini fez um convite a um grupo de amigos: unir forças para espalhar frases positivas durante a quarentena para evitar o avanço da Covid-19 pela cidade de São Paulo, por meio da técnica de estêncil.
Convite aceito, o diretor de criação Marcelo Nogueira criou as mensagens a serem marcadas no asfalto. Para registrar a iniciativa, mais tarde intitulada de Ruas do Bem, foram chamados os fotógrafos Bruno Sandini, Acauã Fonseca, Natasha Fernandez e Denis Phillips.
Até o momento, mais de 40 pontos na cidade receberam as frases com tom otimista. Elas têm cerca de 15 metros de comprimento. A primeira ação, que ocorreu na madrugada do dia 21 de abril, surpreendentemente concentrou a realização de 25 intervenções. De acordo com Ghiraldini, o próximo passo é estender a iniciativa para a periferia.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
“Estamos pensando no formato e adequando as mensagens, porque não faz sentido chegar lá e só jogar tinta no chão. Nem falar para as pessoas ficarem em casa, considerandos as dificuldades de moradia”, reflete ele.
O projeto Ruas Do Bem utiliza tinta à base de água nas intervenções, que tiveram o aval da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).