O Museu das Favelas, que ocupa o Palácio dos Campos Elíseos, está com uma programação especial para o mês de janeiro.
Nos próximos sábados, acontecerá a instalação Chegou fim de semana, da artista Daniela Machado, que leva caixas d’água à área externa do equipamento cultural para o público se refrescar neste verão.
Neste sábado (13), na biblioteca do Museu das Favelas, às 15h, acontece o lançamento do livro Carta para as escritoras, da escritora Lua, com roda de conversa, debate sobre escrita negra, declamação de poesias e sarau aberto.
Nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, das 14h às 17h, ocorre a programação de férias Di Quebradinha, que transforma o jardim em um amplo espaço de convivência, oferecendo uma variedade de atividades que resgatam brincadeiras de rua e de infância, jogos e oficinas.
Na próxima sexta-feira (19), às 16h, o evento Abre-Caminhos promove acolhimento e celebração do ano que se inicia com a Lavagem com Flores e Perfumes do Samba de Roda Nega Duda. A ideia principal é a proteção contra as energias negativas, a liberação dos sentimentos ruins e a estimulação do perdão.
Na última quinta-feira do mês (25), aniversário de São Paulo, a visita educativa A Favela merece um Palácio! relembra as memórias de Geraldo Filme (1927-1995) e seus sambas.
Também seguem em cartaz as exposições Retratos e histórias de cooperação e voluntariado, com fotografias de organizações espalhadas pela Zona Norte e Leste da cidade; O Equilíbrio dos Barrancos, com trabalhos artísticos de trinta jovens do Projeto Refúgio; e Favela-Raiz: Uma Ocupação Manifesto, com imagens de diferentes periferias do Brasil.