Flieg. Tudo que é sólido abre no Instituto Moreira Salles nesta terça-feira (22). A mostra retrospectiva aborda a extensa obra do fotógrafo judeu-alemão Hans Gunter Flieg, que completou 100 anos de vida no último mês.
+ 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema exibe 10 filmes inéditos
Estabelecido em São Paulo desde 1939, ano em que emigrou para o Brasil com a família para escapar do regime nazista, o fotógrafo veio a se tornar um dos principais documentadores do desenvolvimento industrial e urbanístico que transformou a capital paulista em meados do século passado.
Produzindo imagens para companhias automobilísticas e agências de publicidade do período, retratou instalações industriais, como a indústria Elétrica Brown Boveri, além de edifícios, produtos e construções, como o Ginásio do Ibirapuera em 1955.
+ Museus recebem shows e passeios gratuitos na Semana do Patrimônio
Com curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e assistência de Mariana Newlands, o acervo reúne cerca de 180 imagens e dois vídeos, além de itens pessoais como câmeras e álbuns.
Instituto Moreira Salles — IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, ☎ 2842-9120. Ter. a dom., 10h/20h. Até 28/1/2024. Grátis. ims.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de agosto de 2023, edição nº 2855
Leia mais em: https://gutenberg.vejasp.abril.com.br/coluna/terraco-paulistano/ilana-casoy-novas-series-true-crime/