A imagem do coronavírus, ou melhor sua representação, foi criada pelos ilustradores Alissa Eckert e Dan Higgins, do Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que é uma agência, com diferentes núcleos, ligada ao Departamento De Saúde e Serviços Sociais do Estados Unidos.
Em matéria publicada pelo The New York Times, Alissa e Higgins explicam que os pontinhos vermelhos se referem a proteínas, chamadas spikes, que permitem que o coronavírus (que na verdade, é uma família, com vários tipos de vírus) se ligue a células humanas.
Outros tipos de proteínas, que também podem ser vistas na imagem, são representadas pela cor amarela. Elas ajudam o vírus a entrar nas células humanas. As de cor laranjas, presentes em sua membrana, são responsáveis pelo formato do microorganismo.
O trabalho dos ilustradores começou no dia 21 de janeiro, quando foi acionado o núcleo de emergência dos CDC (sigla inglês para essa agência) e foi pedido aos profissionais que criassem uma imagem impactante do novo vírus. Sobre a repercussão da imagem na população, que se relaciona à prevenção e combate à propagação de casos, Alissa afirma: “Ele está lá fora, fazendo o seu trabalho.”
+ Assine a Vejinha por 19,90 mensais.