Arte ao Redor - Por Mattheus Goto

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Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
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Com novo curador, MAM vai estrear no jogo Minecraft

Na pandemia, Cauê Alves assumiu programação do Museu de Arte Moderna, colocou imagens das obras na rua e, agora, leva a instituição ao mundo dos games

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2021, 13h20 - Publicado em 23 abr 2021, 06h00
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  • “Há muitos tipos de curadores. Alguns se aproximam de parte da produção de um artista e visitam uma, duas exposições da qual você participa. Mas o Cauê não é assim. Ele teve um olhar constante, acompanhou meu trabalho ao longo do tempo. Isso é algo que admiro, porque nós, artistas, temos evoluções, mas também fraquezas e quedas”, explica o paulistano Nino Cais, de 52 anos, em uma espécie de prefácio lisonjeiro sobre o personagem retratado nesta reportagem, o também paulistano Cauê Alves, de 44 anos. O curador revela-se um pouco Ganesha, deus indiano com quatro longos braços e todos muito obreiros. Além de estar à frente da direção artística do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pai de Luna, 8 anos, e Mira, 10, e marido da artista Lia Chaia.

    sede do MAM-SP, com a escultura Cantoneiras, de Franz Weissmann
    Sede do museu no Parque Ibirapuera: em primeiro plano, escultura Cantoneiras (1975), de Franz Weissmann (1911-2005) (Karina Bacci/Divulgação)

    Seu tom gentil costumeiro pode dar a impressão de que ele vive em marés calmas, mas não funciona bem assim. No momento, por exemplo, aproxima-se dele uma pequena maratona. Na sexta (23), ocorre a estreia do museu no braço educativo do famoso game Minecraft (imagens no final), uma espécie de Lego digital, disponibilizado para uso em escolas. “Vai ser possível visitar os espaços internos e externos. E também o Jardim de Esculturas, que fica ao redor do prédio da instituição”, explica Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft, que toca no gigante de tecnologia o desenvolvimento desse projeto. Uma das atividades disponíveis tem como protagonista a obra Aranha (1981), de Emanoel Araújo. Pelo menos neste momento, a peça não poderá ser desmontada, como ocorre na versão comercial do jogo, em que as figuras podem ter sua estrutura dividida e recombinada. “O convite, agora, é para que os estudantes construam, com os blocos, outros ‘amigos-insetos’ para ela. É uma forma lúdica de pensar diferentes conhecimentos”, diz Vera.

    Na terça (27), Alves volta sua atenção para a retomada de visitas presenciais no MAM, fechado desde 6 de março. As portas reabrem com a ida da capital para uma fase menos restritiva da quarentena, anunciada pelo governo estadual no dia 16. “Será uma abertura sem muito alarde, as pessoas terão de agendar a ida às exposições por meio do nosso site”, detalha ele.

    Quando Alves ocupou o cargo de curador-chefe do MAM, em julho de 2020, o clima era tenso. “Dei um azar grande, assumi no meio da pandemia”, conta ele, que viu, naquele momento, cortes de funcionários. Passado o baque, selecionou 24 obras do acervo. Graças a uma parceria não remunerada com a agência de publicidade África, as imagens dos trabalhos ganharam totens, presentes em 170 pontos de ônibus, e ainda foram projetadas em prédios. “Com o que tenho à mão, faço o bolo crescer”, define sobre sua postura no trabalho. Resiliência parecida também foi vista em seu emprego anterior, como curador-geral do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), entre abril de 2016 e julho de 2020. “Eu fazia de tudo, até assessoria de imprensa”, relembra. Findada a missão, contabiliza frutos do reconhecimento.

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    publicidade do MAM-SP em totem na Avenida Paulista
    Projeto MAM na Cidade: reprodução da foto de Maureen Bisilliat em totem localizado em ponto de ônibus na Avenida Paulista (Karina Bacci/Divulgação)
    Projeção da foto Yanomami (1974), de Claudia Andujar, em prédio na Rua da Consolação
    Projeção da foto Yanomami (1974), de Claudia Andujar, em prédio na Rua da Consolação: ação do MAM na cidade (Karina Bacci/Divulgação)

    “O Cauê foi peça-chave na revitalização da instituição, que não tinha um calendário consistente de exposições”, elogia Flávia Velloso, diretora-presidente do MuBE. Uma das mostras organizadas por ele sobre o paisagista Roberto Burle Marx (1909- 1994) recebeu o prêmio de melhor curadoria em 2020 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). É outra láurea no currículo dele, que inclui a participação em 2015 na equipe curatorial do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza, coordenada pelo carioca Luiz Camillo Osório.

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    Seus pais, já falecidos, também foram fundamentais para ajudá-lo na sua formação como curador. O pai, Rudy Alves, era diretor de arte, trabalhou na Editora Abril, que publica VEJA SÃO PAULO, e o levava para visitar exposições. A mãe, Margarida Loloian Alves, pedagoga e socióloga, tinha uma escola e aproximou o filho do mundo do ensino. Deu resultado. Alves conjuga a influência dos dois na sua visão de mundo: “Às vezes, a arte é puxada para um lugar mais vazio, de glamour, mas é obrigação do curador lembrar do papel de transformação social que ela e os museus podem ter”.

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    MAM no Minecraft

    escultura Aranha, de Emanoel Araújo, no jogo minecraft (à esq.) e ao vivo
    Obra Aranha (1981), de Emanoel Araújo: escultura vai ganhar amigos-insetos na versão gamer (à esquerda, a versão da obra no jogo) (Leonardo Sang/Rômulo Fialdini/Divulgação)
    Sectiones Mundi, de Denise Milan e Ary Perez, na versão no jogo minecraft (à esq.) e ao vivo
    Sectiones Mundi (1988), de Denise Milan e Ary Perez: passeio no game também inclui o Jardim de Esculturas, na frente da instituição (à esquerda, a versão da obra no jogo) (Leonardo Sang/Rômulo Fialdini/Divulgação)
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    Desenho (3), de Amilcar de Castro, na versão no jogo minecraft (à esq.) e ao vivo
    Desenho (3), 1977, de Amilcar de Castro: primeira obra vista no acervo permanente no jogo da Microsoft (à esquerda, a versão da obra no jogo) (Leonardo Sang/Rômulo Fialdini/Divulgação)

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    Publicado em VEJA São Paulo de 28 de abril de 2021, edição nº 2735

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