O Grande Teatro do Liceu, casa de ópera de Barcelona, na Espanha, reabriu na segunda-feira (22) com um espetáculo para lá de inesperado. Para celebrar o fim da quarentena no país, músicos se apresentaram para um público de 2 292 vasos de plantas no prédio inaugurado em 1847. Os espanhóis passaram três meses em reclusão por causa da pandemia do novo coronavírus.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
O concerto inusitado chamou atenção on-line e foi feito, segundo o teatro, para reafirmar o valor da música, da arte e da natureza. A ideia partiu do artista conceitual Eugenio Ampudia, que se inspirou em sua conexão construída com a natureza durante o período de isolamento social. “Eu assisti ao que estava acontecendo com a natureza durante todo esse tempo. Eu ouvi muito mais pássaros cantando. E as plantas do meu jardim e de fora estavam crescendo mais rápido. E, sem dúvida, pensei que talvez eu poderia me relacionar de uma forma muito mais íntima com as pessoas e com a natureza”, disse ao The Guardian.
Na ocasião, o quarteto de cordas Uceli Quartet, formado por Yana Tsanova, Oleg Shport, Claire Bobij e Guillaume Terrail, tocou “Crisantemi”, de Giacomo Puccini. A parte mais adorável da iniciativa? Todos os mais de 2 000 vasos de plantas serão doados aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente da Covid-19, como uma forma de agradecê-los pelo trabalho. Assista: