O FishBar & Gastronomia foi tema de minha crítica publicada de 20 de junho. Na época, avaliei o restaurante de pescados com quatro das cinco estrelas máximas, que podem ser atribuídas pelos críticos de VEJA SÃO PAULO. Essa alta pontuação era resultado do excelente cardápio de peixes e frutos do mar montado pelo espanhol Oscar Bosch. O chef, casado com uma brasileira, descende de uma família de cozinheiros, dona do restaurante Can Bosch, localizado na cidade portuária de Cambril e detentor de uma estrela no Guia Michelin há 28 anos. Foi uma estreia exemplar e cogitei até se Bosch não merecia o título de chef revelação deste ano. Havia, porém, outro candidato tão forte quanto ele: Flavio Miyamura, do Miya, para quem dei meu voto.
Pois bem, Bosch acaba de deixar o FishBar. “Foi uma ótima oportunidade para mostrar um pouco do meu trabalho”, disse ele por e-mail. “Tenho algumas propostas, mais ainda não decidi nada. Quero tomar a decisão certa para poder tocar alguma casa a longo prazo”. Ele também conta que continuará com o bufê Cookme, que agora está atendendo as encomendas de ceias de Natal.
Também recebi uma ligação de Helio Saraiva Jr., um dos sócios do FishBar. O empresário conta que o restaurante já tem outro comandante. É o chileno Cristobál Carrión, de 30 anos. Nascido em Santiago, ele está no Brasil desde 2007 e trabalhou na filial carioca do Le Vin como um dos auxiliares do chef-executivo Marcílio Araújo. Depois, passou pelo Blu e pelo St. Bastien. “Em breve, o cardápio terá novidades”, diz Saraiva. “Um dos pratos de Cristobál é o ravióli crocante recheado de camarão e queijo camembert ao curry.”
A conferir.