Conheci o empresário Juan Escudero, por acaso, enquanto visitava o evento Millesime, realizado em março deste ano. Nesse encontro rápido, ele me contou que estava montando um restaurante especializado em cozinha espanhola com bar de tapas na entrada. Embora estivessem previstas para serem concluídas em maio, as obras atrasaram bastante.
A nova casa, batizada de Alma María, nome da filha de Escudero, está quase pronta. Deve ser inaugurada na segunda quinzena de outubro e fica na Rua Oscar Freire, 439, bem em frente ao hotel e restaurante Emiliano. O projeto é do arquiteto Arthur Casas, de cujas pranchetas saíram dois dos mais bonitos restaurantes da cidade, o Kaá e o Cantaloup.
Escudero designou o chef Tony Botella, de 49 anos e nascido em Barcelona, para cuidar do cardápio. O cozinheiro autodidata, que trabalhou no restaurante La Llar e para o grupo do setor de alimentação Paridis, apresentará tortilhas, salada russa, batatas bravas e paella, entre outras receitas clássicas, que serão feitas de uma maneira mais moderna de acordo com Escudero.
Confira a entrevista que realizei por e-mail com o empresário, que está na Espanha neste momento.
Enquanto o Alma María não fica pronto e ainda não é possível conhecer os pratos, dá para testar em casa se ficam boas receitas como a esqueixada de bacalhau.