Tão emocionante quanto um torneio esportivo para quem é fã de gastronomia, o Japão promove a Copa do Mundo do Sushi, ou em inglês World Sushi Cup, como é conhecida internacionalmente a competição voltada para sushimen estrangeiros. A disputa, patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão, ocorre durante a feira Japan International Seafood & Technology Expo. Coisa inédita, o ganhador neste ano, revelado nesta sexta (18), é do Brasil. Ou melhor, aqui da capital paulista.
+ A trattoria de Paulo Barros e Salvatore Loi
Embora tenha olhos puxados e fale japonês fluentemente, Celso Hideji Amano é sansei, nasceu e trabalha em São Paulo. O profissional de 38 anos é o titular do balcão do Sakagura A1, do chef Shin Koike, um especialista em culinária de pratos quentes que no ano passado recebeu uma condecoração do governo japonês por seus serviços de divulgação dessa culinária asiática. A parceria da dupla já dura sete anos e começou ainda no Aizomê.
Para chegar ao lugar mais alto do pódio, Amano passou por uma preparação exaustiva. O sushiman chegou 45 dias antes da prova ao Japão. A rotina puxada de treinos, sob a orientação inicial de Koike ainda aqui em São Paulo, começava às 5 e meia da matina e se estendia até as 9 da noite.
+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella
A primeira missão do dia era ir ao mercado de peixes Chiba, distante 40 quilômetros de Tóquio, para escolher a matéria-prima. Depois de limpar e porcionar os pescados e preparar o arroz, dedicava-se a elaborar os sushis. Valeu o esforço na preparação para o torneio, do qual participaram outros 26 concorrentes
+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, fica no Mercado de Pinheiros
Amano conquistou o primeiro lugar na categoria edomae-zushi, o sushi tradicional ao estilo de Tóquio, ou Edo, o antigo nome da capital japonesa, e ficou quarto lugar no estilo sousaku-zushi, denominação dada aos bolinhos criativos. A soma das duas notas o levou ao lugar mais alto do pódio.
+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina
Na prova de clássicos edomae-zushi, o campeão Amano usou os itens obrigatórios como anagô, kohada, akagai, atum e ovas de salmão. Na versão livre com o tema Brasil-Japão, entraram ingredientes como banana e sua folha, café e chá-verde.
Agora, é aguardar o retorno de Amano ao Sakagura A1 a partir da próxima terça (23) e ocupar um lugar no balcão do para ver o craque em ação.
+ Quiz: os melhores hambúrgueres de SP
Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Receitas do cozido maní-ocas, do Maní
+ Salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.