Os fãs podem continuar tranquilos. Não, o Ici Bistrô não adotará um menu contemporâneo afrancesado como na época em que foi aberto e funcionava na Rua Mato Grosso, onde hoje está o Oryza. Estão previstas transformações radicais no restaurante, mas apenas na decoração. “Estava na hora de mudar”, diz Novak.
Encantado pelo visual americanizado criado pelo designer coreano Jae H. Kim para a premiada hamburgueria Butcher’s Market, Novak convidou o profissional para reestilizar o décor de seu bistrô. “A reforma começa no dia 15 e, nessa primeira fase, começaremos pelo terraço”, adianta o chef, que também é dono do 210 Diner e da Tappo Trattoria com o sócio, Renato Ades. O salão do Ici continuará funcionando normalmente até 23 de dezembro. Na véspera de Natal, fecha as portas e tem previsão de reabertura na semana de 16 de janeiro.
“Não mexeremos na parte estrutural. Trocaremos espelhos, bancos, piso e portas”, diz Novak, líder da temporariamente desativada banda de blues Jack and the Daniel’s. Na repaginação, o cozinheiro estima investir 200.000 reais.
Embora o cozinheiro-empresário tenha me contado que fará algumas alterações no cardápio, os pratos permanecerão franceses e de linha clássica.
Que bom, já que o Ici continua um dos melhores restaurantes de sua categoria.
Depois da reinauguração, o menu terá uma redução de itens para dar destaque aos pratos de maior sucesso. Algumas especialidades serão banidas, entre elas o escalope de foie gras.
“Deixaremos somente o foie gras em torchon, que é uma delícia , modéstia à parte”, diz o chef. Também permanecerá a deliciosa barriga de porco assada guarnecida de purê de couve-flor, que passa de entrada a prato principal. A receita original você confere aqui.