Não dá para imaginar a grade de TV nos dias de hoje sem os realities de culinária. Aliás, as competições gastronômicas estão em toda parte, inclusive na internet. De tudo que se viu até agora, faltava um programa que falasse do número 2 na cozinha, o braço-direito das grandes estrelas, aquela pessoa quase invisível, mas que trabalha incansavelmente para que tudo dê certo, inclusive quando os titulares estão de folga.
Pensando justamente em revelar nomes que estão nos bastidores de algumas das principais cozinhas profissionais de São Paulo, uma nova websérie, criada especialmente para ser exibida no YouTube estreia nesta quinta (9). Com oito episódios, foi produzida pela primeira vez pela Nespresso, empresa da multinacional suíça Nestlé, que promoveu o hábito de tomar expressos em cápsulas tanto em casa quanto em restaurantes.
Intitulada Talentos da Gastronomia, põe em disputa oito subchefs que são aconselhados pelos titulares de alguns dos mais estrelados restaurantes da cidade por VEJA COMER & BEBER. Estarão em cena Abrão Souza, do Carlota, de Carla Pernambuco, Alexandre Ballarin, do premiado Esquina Mocotó, de Rodrigo Oliveira, Henrique Moraes, do Mondo, de Salvatore Loi, Cris Blondel, do Tanit, do chef do ano 2017 Oscar Bosch, Giovanna Perrone, do Rios, de Rodrigo Aguiar, Diego Gimenez, do Skye, de Emmanuel Bassoleil, Gabriela Thalg, do Bistrot de Paris, de Alain Poletto, e Maria Antonieta Rodrigues, do ChefVivi, de Viviane Gonçalves.
Tive a oportunidade de ver a primeira prova em conjunto, gravada em 15 de maio. Nessa etapa da competição, os participantes foram levados para fazenda Cachoeira da Grama, fundada no século XIX, localizada a 300 km de São Paulo e fornecedora de grãos para Nespresso. A missão das equipes era preparar uma refeição para os funcionários da lavoura, entre eles uma cozinheira famosa em todo aquele pedaço do interior pela qualidade de seus pratos. Também foi a chance de poder conhecer in loco as etapas de produção do café, dos grãos arábica catuaí amarelo e vermelho.
Alguns contratempos de uma gravação ao ar livre, realizada num grande terreiro de café, trouxeram mais emoção à prova. Era quase impossível, por exemplo, manter o calor fogões com o vento castigando as chamas. Também houve um chuvisqueiro que obrigou cinegrafistas e sonoplastas a proteger equipamentos.
Embora os produtores da websérie afirmem que a intenção “não é criar um clima de competição”, a disputa torna-se inevitável como acontece em qualquer reality gastronômico. Todos os participantes se esforçarão em demonstrar suas qualidades diante do fogão. Haverá acertos, tropeços, muito nervosismo e até certo desespero. Embora tarimbados, esses profissionais terão de suar a camisa e lutar para fazer entrega de uma marmita completa no tempo, que escorrerá ao sabor do cronômetro.
Talentos da Gastronomia terá a apresentação de Adriana Lima Anquier e como jurados fixos o chef Laurent Suaudeau, da Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, e Priscila Sabará, CEO da FoodPass. Ao longo das gravações, a dupla de avaliadores dará notas para cada uma das provas. O desempenho não fica restrito a um único episódio, mas os pontos são somados para que se revele o vencedor.
Também foram convidados para integrar o júri em algumas ocasiões Edson Leite, fundador do projeto Gastronomia Periférica, e Victor Gabira, sommelier de café. Como prêmio, o campeão terá direito a estágio em um restaurante na Europa. Fará ainda uma visita à fábrica de cápsulas de expresso, na Suíça.
Cada programa da websérie será exibido sempre às quintas-feiras, às 19h no canal da Nespresso no YouTube. Há duas exceções. A primeira é a estreia hoje, que rola às 22h depois de um coquetel de apresentação para convidados em um hotel paulistano. Em vez de quinta, o segundo episódio estará disponível a partir das 19h desta segunda, 13. O nome do vencedor será conhecido em 20 de setembro na festa de premiação da edição especial VEJA COMER & BEBER.
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.