Uma especialidade que acompanha a paulistana Suzana Eriko Murakami desde a infância, o moti é uma massa produzida apenas com arroz triturado e cozido no vapor, geralmente usado nas celebrações de ano-novo em sopa com caldo de frango e legumes, chamado de ozoni. “É símbolo de fartura”, explica.
Existe ainda uma versão feita de nacos grelhados e mergulhados em uma sopinha adocicada de feijão-azuki com uma pitada de sal, o oshiruko ou zenzai. Dessa experiência, Suzana encontrou referências para criar um moti recheado de chocolate para o Kinoshita, da Vila nova Conceição, que era chefiado por seu esposo, Tsuyoshi Murakami.
O doce, delicado e delicioso, migrou para o restaurante do casal, o Murakami, nos Jardins, em julho de 2019. Agora, essa guloseima vai ganhar uma loja dedicada integralmente a ela. É o Motchimu, projeto de Jun Murakami, filho do casal, nos Jardins. “Desde pequeno ele me incentivava a abrir motiteria, inspirada nas brigaderias”, revela Suzana. a nova confeitaria oferecerá a pedida com doze recheios, alguns deles sazonais.
Poderão ser provadas opções como chocolate amazônico bean-to-bar ao leite, dark, branco, matchá, manteiga de amendoim, feijão-azuki, shiro-an (pasta de feijão- branco) e vegano de castanhas com frutas secas. Na pequena loja, com projeto do arquiteto Naoki Otake e abertura prevista para 15 de setembro, a guloseima poderá ser apreciada com chá, saquê ou espumante de saquê.
Motchimu
Rua Doutor Melo Alves, 303, Jardim Paulista. ☎ e 91596-0303.
Instagram: @motchimu.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de agosto de 2022, edição nº 2804
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma